Carapicuíba: Iniciativa pioneira visa revolucionar a reciclagem inclusiva


Programa Estação Preço de Fábrica, inédito, acena com uma renda extra na coleta e descarte de vidro.

 

Uma parceria entre o Grupo Boticário, a Green Mining e a Prefeitura de Carapicuíba abraça o maior desafio da reciclagem no Brasil: pagar o valor real do resíduo reciclável. É o programa Estação Preço de Fábrica, inédito, que acena com uma renda extra na coleta e descarte de vidro.

O principal ponto de coleta, instalado no portão 2 do Plaza Shopping, oferece o mesmo preço pago nas usinas de reciclagem.

Nesse ponto central, o vidro coletado é pesado e classificado de acordo com a cor. Um recibo é gerado e o valor acumulado é depositado semanalmente na conta do catador. Há ainda três pontos de coleta ativa, no Tancredão, Parque do Planalto e Secretaria de Obras, no Ariston. Nesses casos o coletor utiliza de um triciclo para recolher as embalagens no comércio local. Além disso, há 30 outros pontos, distribuídos no comércio nos bairros. A meta é recolher 25 toneladas de vidro ao mês.

O prefeito Marcos Neves destacou a economia que a iniciativa gera aos cofres públicos. “Além de cuidar do meio ambiente, vamos economizar os gastos com os resíduos e investir ainda mais em programas, que beneficiam a população”, afirma.

“Temos um compromisso com a solução dos resíduos e a redução da desigualdade social. Para os catadores e cooperativas da região, é uma oportunidade de aumentar a renda”, comenta Letícia Boeing, ESG do Grupo Boticário.

“Eliminando intermediários, conseguimos desviar o vidro dos aterros e avançar nos números de reciclagem no país”, avalia Rodrigo Oliveira, presidente da Green Mining.

Boticário – Presente em 15 países, o Grupo Boticário é uma empresa brasileira. Atua em mais de 4 mil pontos de venda em 1.780 cidades brasileiras Green Mining – Startup vencedora do Better World Award, a Green Mining representou o Brasil no programa mundial Climate Launchpad, na Holanda, e foi vencedora da primeira edição brasileira do Greentech Challenge.

23 visualizações