top of page

Carapicuíba: Marcos Neves recebe prêmio Governador Franco Montoro na categoria de Melhor Gestão

O Prêmio foi entregue às 15 prefeituras (de 645 municípios) que alcançaram as melhores classificações nos Índices Fiscal, Gestão e Social.


Fau Barbosa

Na última sexta-feira, 15, a Associação Paulista de Municípios (APM) entregou, durante o 66° Congresso Estadual de Municípios, em Campos do Jordão, o 2º Prêmio Governador Franco Montoro. O prêmio foi entregue às 15 prefeituras que alcançaram as melhores classificações nos Índices Fiscal, Gestão e Social, de acordo com os resultados fiscais oficiais declarados pelas próprias prefeituras à Secretaria do Tesouro Nacional (STN), em 2022.


O prefeito de Carapicuíba, Marcos Neves, recebeu o prêmio pela 2ª colocação na categoria Melhor Gestão. A cidade ainda ficou no significativo 18º lugar no ranking geral dos 645 municípios do Estado de São Paulo. 

“Estou muito feliz pelo reconhecimento do nosso trabalho. Carapicuíba evoluiu muito nos últimos anos e quem ganha com esse desenvolvimento é a própria população. Receber o Prêmio Governador Franco Montoro é motivo de orgulho não só para mim, mas para nossa cidade, que antigamente só aparecia na mídia com notícias ruins”, afirmou Marcos Neves. 



Na categoria "Social", outras duas cidades da região também foram premiadas. O Prefeito Rodrigo Andrade, de Araçariguama, ficou em 1º lugar. O Prefeito Josué Ramos, de Vargem Grande Paulista ficou em 2º lugar. (Confira a lista abaixo)

A análise das contas foi realizada nos 645 municípios paulistas, com base em dados referentes a 2022 enviados para o Sistema Siconfi, da STN, até o dia 1º de março de 2024. A APM contratou um sistema de análise já consagrado para definir o prêmio, com base no fator denominado pelo estudo como Índice de Desempenho Municipal (IDM), e estimular a cultura da responsabilidade administrativa entre as prefeituras.


O sistema apresenta uma radiografia completa da situação das contas públicas municipais, analisando outras dimensões além da puramente fiscal, como o desempenho social e a gestão dos recursos públicos, contribuindo com o debate sobre a eficiência da gestão municipal.


Confira abaixo a relação de vencedores do 2º Prêmio Franco Montoro:


  • Categoria FISCAL

5° Lugar IDM: Pariquera-Açu / Prefeito Wagner Bento da Costa

4° Lugar IDM: Salesópolis / Prefeito Vanderlon Oliveira Gomes

3° Lugar IDM: Porto Feliz / Prefeito Antônio Cássio Habice Prado

2° Lugar IDM: Pinhalzinho / Prefeito Paulo Rogerio Pereira

1° Lugar IDM: Ilhabela / Prefeito Antonio Luiz Colucci


  • Categoria SOCIAL

5° Lugar IDM: Taquarituba / Prefeito Éder Miano Pereira

4° Lugar IDM: Urupês / Prefeito Alcemir Cassio Greggio

3° Lugar IDM: Colômbia / Prefeito Júlio César dos Santos

2° Lugar IDM: Vargem Grande Paulista / Prefeito Josué Silveira Ramos

1° Lugar IDM: Araçariguama / Prefeito Rodrigo Andrade


  • Categoria GESTÃO

5° Lugar IDM: Salesópolis / Prefeito Vanderlon Oliveira Gomes

4° Lugar IDM: Pariquera-Açu / Prefeito Wagner Bento da Costa

3° Lugar IDM: Charqueada / Prefeito Rodrigo de Arruda

2° Lugar IDM: Carapicuíba / Prefeito Marcos Aurélio dos Santos Neves

1° Lugar IDM: Olímpia / Prefeito Fernando Augusto Cunha


Confira o ranking da região:

(Tabela: Portal Viva)


Sobre a premiação

O Prêmio Governador Franco Montoro foi criado pela APM em homenagem ao patrono do municipalismo no estado de São Paulo, André Franco Montoro, que entre 1983 e 1987 assumiu o governo do estado e defendeu a descentralização e a participação na política brasileira, como ferramentas essenciais para o fortalecimento da Democracia.


18 visualizações

Comments


bottom of page