Carapicuíba oferece teste PCR em massa em 15 escolas da cidade


Ação começa nesta quarta-feira (2), na escola Emef Noemy Silveira Rudolfer

Especialistas da área da saúde indicam a testagem em massa como uma aliada no combate à pandemia. O diagnóstico precoce da Covid-19, além de diminuir o risco de possíveis complicações de saúde, também é fundamental para evitar a propagação da doença. Outro benefício é a possibilidade de rastreamento do vírus. Ao descobrir quais as regiões de maior transmissão, o poder público pode traçar as melhores estratégias de combate ao coronavírus e é isso que Carapicuíba tem feito.


A partir desta quarta-feira (2), o Governo Municipal disponibiliza teste de coronavírus em 15 escolas da cidade, para o público em geral com idade a partir de 12 anos. O teste realizado é o RT-PCR, considerado o padrão ouro para identificar o vírus logo no início. Por meio de amostra coletada no nariz e/ou garganta, o teste consiste na detecção de sequências do RNA viral, que identificam o vírus de forma precisa.


Para realizar o teste nas escolas é necessário levar apenas o CPF ou cartão SUS. A ação acontece das 9 às 15 horas.


Confira o cronograma de escolas e datas:

Teste Itinerante

Com o objetivo de tornar a testagem em massa acessível a toda população, principalmente a pessoas em situação de vulnerabilidade social, a Prefeitura de Carapicuíba também está realizando a ação Teste Itinerante. A Secretaria de Saúde leva o teste RT-PCR a bairros e comunidades do município. A testagem itinerante, que acontece sempre das 9 às 15 horas, já realizou mais de seis mil exames. Os documentos necessários são CPF ou cartão SUS.


Confira o cronograma dos próximos dias:

Teste em Massa – Senninha

Desde o mês de julho, a Prefeitura de Carapicuíba, em parceria com o “Dados do Bem”, oferece a testagem em massa (RT-PCR) no Ginásio Ayrton Senna. De segunda a sexta-fe ira, agora das 8 às 14 horas, o público em geral (a partir de 12 anos), pode ir ao Senninha fazer o teste RT-PCR. Para realizar o teste gratuito é preciso baixar no celular o aplicativo Dados do Bem e preencher o questionário, além de levar RG, cartão SUS e comprovante de endereço.

Não é necessário esperar o agendamento do aplicativo.