Carapicuíba: Prefeitura e Governo do Estado entregam Terminal Metropolitano


A construção do terminal obedeceu a modernos conceitos de sustentabilidade e beneficiará mais de 50 mil pessoas todos os dias.

Nesta terça-feira, dia 15, a Prefeitura de Carapicuíba, junto ao Governo de SP, entregou o Terminal Intermunicipal de Carapicuíba. O local conta com seis plataformas que atendem a 17 linhas de ônibus metropolitanas e municipais. Serão beneficiados mais de 50 mil pessoas todos os dias.

O governador de São Paulo, João Dória, destacou a localização estratégica do Terminal, no Centro de Carapicuíba, o que vai facilitar o deslocamento dos usuários do transporte público. “O prédio fica bem ao lado do Terminal Municipal, com acesso e saída de ônibus pela Avenida Governador Mario Covas, e em frente à Estação Carapicuíba da CPTM. Ambas as unidades podem ser acessadas por dentro do novo terminal. E toda essa obra só pode ser concluída por conta da boa gestão realizada na cidade pelo prefeito Marcos Neves, que vem trabalhando em conjunto conosco”, afirmou o governador.

Para Marcos Neves, as melhorias trazem mais qualidade, conforto, segurança e ampliação de opções de mobilidade para a população. “É uma obra que a população estava aguardando e vai beneficiar milhares de pessoas todos os dias. Nossa cidade não parou as obras mesmo durante a pandemia, gerando emprego e desenvolvimento”, declarou.

Vale ressaltar que a Secretaria de Obras e Serviços Municipais vai seguir com os serviços de limpeza e zeladoria do local para manter o ambiente sempre limpo e organizado. A Prefeitura também pede a colaboração de todos os usuários.

Terminal sustentável

A construção do terminal obedeceu a modernos conceitos de sustentabilidade, incluindo reservatório de águas pluviais para reuso e caixa de retardo – um reservatório externo utilizado para fazer a contenção da água das chuvas coletadas no empreendimento e depois soltar para a via pública, colaborando na redução de alagamentos.


As áreas de paisagismo contêm as chamadas biovaletas, depressões lineares preenchidas com vegetação, solo e demais elementos filtrantes, que processam a limpeza da água da chuva e, ao mesmo tempo, aumentam o tempo de escoamento.

Também estiveram presentes a vice-prefeita Gilmara Gonçalves, os deputados federais Abou Anni, Jefferson Campos e Renata Abreu e os deputados estaduais André do Prado, Carlos Cezar, Wellington Moura, Gilmaci Santos, Delegado Olim e Professor Walter Vicioni.