top of page

Carapicuíba: Prefeitura oferece equoterapia para pessoas com deficiência


A Secretaria de Assistência Social em conjunto com a Hípica Santa Terezinha oferece o serviço de equoterapia para pessoas com deficiência do município. A parceria conta com cerca de 100 crianças e adolescentes que tenham deficiências como: auditiva, intelectual, visual, física, múltipla e transtorno do espectro do autismo.


As aulas acontecem uma vez por semana e têm uma duração em média de 30 minutos. Os alunos são acompanhados por uma terapeuta e dois condutores. A equoterapia utiliza o cavalo numa abordagem interdisciplinar, transdisciplinar e multidisciplinar nas áreas da saúde, educação e equitação, buscando melhorias biopsicossociais.


“Às vezes a expectativa da família para a montaria no cavalo é muito maior do que a do praticante. A parceria entre o cavalo e o praticante precisa existir. Tudo acontece no tempo certo e é construído gradativamente” afirma Eliane Baatsch, Coordenadora da Hípica Santa Terezinha.

As famílias que precisarem do serviço devem estar cadastradas no CadÚnico, procurar a Secretaria de Assistência Social para realizar a inscrição e após avaliação, a criança é encaminhada para a equoterapia. Na Hípica é feita uma nova análise com a equipe multidisciplinar do local para traçar o profissional que acompanhará a pessoa com deficiência na equoterapia.


Secretaria de Assistência Social

Av. Celeste, 178 – Centro

Segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas


Imagens: Prefeitura de Carapicuíba

16 visualizações

Comments


bottom of page