top of page

Carapicuíba realiza tradicional Festa de Santa Cruz

Festa acontece do dia 1 a 4 de maio, na Praça da Aldeia


A Secretaria de Cultura da Prefeitura de Carapicuíba realiza, nos dias 1, 2, 3 e 4 de maio, a tradicional Festa de Santa Cruz, na Praça da Aldeia.


O evento, celebrado há cerca de 300 anos no município, tem suas origens no período da colonização portuguesa, com a influência religiosa e interesse dos padres jesuítas na catequização dos indígenas, enraizada entre os mestiços que, mais tarde, formariam os sertões, as aldeias e os arraiais.


Esses que tomaram gosto pela Santa Cruz, pela Festa do Divino e pelas Folias de Reis. Com o passar dos anos, a celebração tornou-se a fusão de elementos católicos, indígenas e sertanejos, adaptados e transformados às condições do lugar e da época, com o intuito de preservar a identidade dos primeiros moradores da região.O gosto pelo culto da Cruz se fortaleceu e chegou até os nossos dias trazido por diversas famílias tradicionais da Aldeia. Uma confraternização que reúne amigos, vizinhança e comunidade para se alegrar, pedir proteção e agradecer em forma de dança.


A programação inclui quermesse, terço em louvor a Santa Cruz, procissão com a bandeira e levantamento do mastro, dança de Santa Cruz “Sarabaquê”, missa, além de música raiz com violeiros.


Confira a programação completa e leve a sua família para prestigiar uma das mais importantes festas da Cultura de Carapicuíba:


24 DE ABRIL A 2 DE MAIO

NOVENA EM LOUVOR A SANTA CRUZ - 19h

Terço em louvor a Santa Cruz (Novena on-line com link a cada dia).


1 DE MAIO (quarta-feira)

A partir das 14h

Orquestra de Viola da Aldeia de Carapicuíba;15h - "Vivência Caipira" para o público apreciador da música Caipira Raiz, com o maestro e professor Junior da Viola. Palco aberto para os violeiros que quiserem compartilhar seus conhecimentos e sua arte. Barracas de alimentação e artesanato;

19h - Terço em louvor a Santa Cruz.


2 DE MAIO (quinta-feira)

LEVANTAMENTO DO MASTRO

Durante o dia Santa Cruz em minha casa (decoração do pátio, das casas, do Cruzeiro e das cruzes).

19h - Procissão com a bandeira do mastro e em seguida a solene celebração do levantamento do mastro;

19h30 - Encerramento da Novena com o terço em louvor a Santa Cruz;

20h - Batuca Aldeia;

21h - Início da Dança de Santa Cruz (Sarabaquê ou Sarabaguê).


3 DE MAIO (sexta-feira)

DIA DE SANTA CRUZ

11h - Missa Campal e cantada em louvor à Santa Cruz;

12h - Almoço Comunitário;

13h - Show com Ricardo Barreto e Raphael;

15h30 - Cezar & Rony e Banda;

17h - Procissão em louvor a Santa Cruz pelo quadrilátero da Aldeia;

17h30 - Transmissão da Coroa e do ramalhete de flores aos Festeiros do ano de 2025;

18h - Banda Sinfônica da Polícia Militar do Estado de São Paulo;

21h - Início da Dança de Santa Cruz.


4 DE MAIO (sábado)

ENCERRAMENTO DA FESTA

A partir das 15h - Violeiro de Carapicuíba Júlio José Júnior. "Vivência Caipira" para o público apreciador da música Caipira Raiz, com o violeiro Beto Ponciano e o brincante violeiro Inimar dos Reis. Palco aberto para os violeiros que quiserem compartilhar seus conhecimentos e sua arte. Barracas de alimentação e artesanato

18h - Orquestra de Viola da Aldeia de Carapicuíba;

20h - Tarcísio Mano Véio e Curió - o falar caipira nas músicas de Tonico e Tinoco;

21h - Dança de Santa Cruz;


Após a saudação e despedida em todas as cruzes pelo grupo da Dança de Santa Cruz, inicia-se a apresentação da "Zagaia" seguida da Oração final aos pés da Santa Cruz. Os integrantes e devotos que conseguirem ficar até o final da festa, que termina na madrugada do dia 5 de maio, recebem uma gemada. 


Comentarios


bottom of page