top of page

Carta Mensal - Cidade Âncora - Junho 2023


Maio foi um mês intenso para nossas atividades, fechando alguns trabalhos e iniciando novos, seguimos focados em ampliar nossa atuação além dos muros.

O ciclo de oficinas “Capoeira Angola”, na OSC Tenda de Cristo, em Carapicuíba, encerrará o semestre com uma apresentação final no dia 10 de junho, com volta prevista para o mês de agosto. Esperamos ampliar o “Ancora na Comunidade” com novas parcerias em breve. As oficinas de Audiovisual, como parte da disciplina eletiva “Se liga, caiu na web”, da escola ensino médio da EE Prof Willian Rodrigues Rebuá, continuam e a evolução dos alunos é perceptível. Segundo Gastão Fagner, jornalista responsável pelas oficinas, “a participação dos educandos tem sido bem ativa, gostam de autonomia, de poderem realizar as produções e de verem o produto final; estiveram bastante empenhados na atividade de vídeo jornalístico, o resultado foi muito bom!”.

E o “Ancora na Escola”, em seu pilar Habilidades socioemocionais, finaliza um de seus módulos com a participação de aproximadamente 480 alunos de ensino médio (10 turmas do período noturno) da EE Zacarias Antonio da Silva, em Cotia, nas oficinas de “Felicidade e Bem-estar”, com a psicóloga Cláudia Montoia. De acordo com Lucimara, professora de Língua Portuguesa, “esse trabalho proporcionou um momento de autoconhecimento para os jovens, que tiveram que apoiar o colega nas dinâmicas, desenvolvendo a afetividade e a empatia; as turmas ficaram ansiosas esperando a vez e o resultado em sala de aula foi muito positivo.”. A professora Cíntia observou que alguns alunos de uma turma do 2ano do EM estavam, no início da palestra, com fone de ouvido e ao longo do tempo foram tirando e prestando atenção. Estas avaliações positivas nos deixam agradecidos e fortalecidos para continuar! Inclusive, já estamos em conversas com a direção da escola para uma palestra voltada aos pais dos alunos, em breve novidades!

Como parte de um ciclo de oficinas de combate ao bullying que está sendo programado para o mês de agosto, teremos no mês de junho uma atividade especial no Parque Cemucam, “Ancora no Parque”. Os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental da EM Recanto Suave terão uma tarde diferente no parque, com a oficina “Vivências e Reflexões”, realizada pela psicóloga Claudia Montoia.

E por fim, como já dissemos, as oficinas de Educação Ambiental e Reciclagem de Plástico estão sendo solicitadas por outras escolas. Para o 2º semestre a agenda já está sendo programada para atendê-las, incluindo a campanha especial de captação de recursos que está sendo elaborada.

Mais uma vez, agradecemos a todos que nos apoiam, possibilitando esse impacto positivo em crianças, jovens e adultos em nosso território. Continuem conosco!

Marise R.Barbosa Uemura Diretora Geral Âncora Instagram - @ong_ancora

20 visualizações

Comments


bottom of page