top of page

Cinema imersivo leva conscientização sobre combate à dengue à escolas da região


Ação faz parte do movimento Juntos Contra o Mosquito que, desde sua criação, já beneficiou mais de 210 mil famílias em comunidades vulneráveis.


Nos dias, 28 e 30 de março e 6 de abril, alunos e comunidades das escolas EMEF Solano Trindade (R. Gabriel de Carvalho, 60 - Jardim Boa Vista); EE Guiomar Rocha Rinaldi Professora (Rua Dom Francisco Cardoso Ayres, 285 - Jardim Cambará) e EMEF Profa. Daisy Amadio Fujiwara (R. Amaralina, 141 - Jardim Arpoador), todos próximos à região do Raposo Shopping, na Rodovia Raposo Tavares, participarão de atividades de conscientização e educação para combater o mosquito Aedes aegypti do Movimento Juntos Contra o Mosquito, em parceria com o projeto Expedição Planeta.

Para os encontros, estão previstos mutirão de limpeza, plantio de mudas de árvores nativas e o Expedição Planeta: projeto que faz parte do Movimento, e tem o objetivo de oferecer às escolas de bairros com altos índices de proliferação do mosquito Aedes aegypti uma programação relacionada à educação ambiental a partir de atividades lúdicas para crianças e jovens. O objetivo é incentivar os pequenos participantes a serem agentes multiplicadores da informação, para conscientizarem seus pais e familiares, além de ajudar no reequilíbrio ambiental das comunidades.

A Expedição Planeta consiste num planetário inflável criado para oferecer uma experiência totalmente imersiva às crianças, que irão assistir a um filme desenvolvido especialmente para a iniciativa. Com base nos personagens do desenho Esse Mosquito Vai Dançar, o roteiro do filme foi desenvolvido pela OAK Educação e Cultura, conta com uma projeção de 180° em um formato chamado “Full Dome”, utilizando cenas em 3D para envolver completamente os espectadores.

Após a apresentação, as crianças passam por um circuito de atividades lúdicas, em formato de jogos e brincadeiras, para reforçar os ensinamentos sobre prevenção, enquanto os adultos são convidados a participar de um mutirão de limpeza no entorno das escolas. Em São Paulo, sob a supervisão de um biólogo, haverá ainda um mutirão de plantio de árvores nativas com objetivo de reequilibrar o meio ambiente, contribuindo na diminuição de focos de mosquitos. Esta ação conta com a parceria da Elo Consultoria Social, empresa especializada em consultoria ambiental.

Os números deixam claro o impacto positivo do projeto. Nesta temporada, mais de 3,5 mil crianças estão sendo diretamente beneficiadas com o projeto Expedição Planeta em escolas no Rio de Janeiro e em São Paulo. Cerca de 4 mil famílias receberam o movimento completo, em bairros de Fortaleza, Maceió, São José dos Campos e Curitiba. Mais de 10 mil crianças de escolas públicas foram conscientizadas dentro das escolas por meio do esquete teatral “Esse Mosquito Vai Dançar” e 45 mil crianças de Maceió (AL), Pará de Minas, Itajubá e Brazópolis (MG) estão recebendo, na grade curricular, materiais sobre conscientização e combate à dengue.

O que é o movimento Juntos Contra o Mosquito? Criado em 2017 a partir do propósito de SBP® de proteger as famílias contra mosquitos transmissores de doenças, o movimento busca levar conscientização e educação para combater o mosquito Aedes aegypti por meio de mutirões de limpeza, ações educativas para adultos e crianças, e doação de produtos dentro das comunidades mais afetadas pela dengue. As ações são desenvolvidas em parceria com a Cruz Vermelha Brasileira, e já chegaram a mais de 28 comunidades com altos índices de arboviroses em 12 estados brasileiros. Desde sua criação, o movimento já beneficiou mais de 210 mil famílias em comunidades vulneráveis.

42 visualizações

Comentarios


bottom of page