top of page

Começa a funcionar a nova UBS do Mirizola: 1º unidade 100% digital de Cotia


Unidade Básica de Saúde é a maior, mais moderna e tecnológica do município e oferece atendimento com assistente social, psicólogo, odontologista, educador físico

 

Nesta segunda-feira (6/07), a Prefeitura de Cotia entregou a nova Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Parque Miguel Mirizola. Construída na rua Vicente Strifezi, a unidade é a maior e mais moderna do município e oferece atendimento com Ginecologista, Pediatra, Clínico Geral, Psicólogo, Psiquiatra, Odontologista, Educador Físico e Assistente Social. A unidade também conta com sistema de agendamento digital, disponível por meio de aplicativo de celular e tablet, totem de autoatendimento e pelo portal da Prefeitura [veja abaixo].


São cerca de mil m² de área construída, consultórios médicos, consultórios de acolhimento, farmácia, sala de observação, procedimento e coleta, sala de vacina, sala de curativo, sala de nebulização, administração, recepção, almoxarifado, banheiros masculino, feminino e com acessibilidade, além de estacionamento e área para embarque e desembarque em ambulâncias.


A nova UBS do Mirizola também conta com uma sala para atividades coletivas, como projetos de promoção de saúde, palestras, entre outras atividades. O atendimento é feito com hora marcada, emissão de senha e painel eletrônico.


Também funciona o serviço de Telemedicina, ou seja, quando um paciente precisar de interconsulta com especialistas da policlínica, terá a consulta agilizada e, à distância, receberá orientações necessárias do médico especialista.


A comunicação visual dentro da UBS foi projetada para facilitar e agilizar a passagem do paciente pelo local. Ao chegar à unidade, o usuário emite uma senha no totem específica para o atendimento que precisa, como ‘vacina’, por exemplo. A partir daí, é só aguardar ser chamado no painel eletrônico e ir direto para a sala de vacina. Cores auxiliam os usuários a identificarem o local do atendimento dentro da unidade.

Agendamento remoto de consultas e procedimentos

A Prefeitura de Cotia lançou o Projeto ‘Conexão Saúde – Cotia cuidando de você’ que prevê o uso da tecnologia como forma de agilizar, otimizar e facilitar a relação entre o usuário e o serviço de saúde. Por meio do aplicativo “Saúde Cotia” o usuário da UBS Mirizola pode agendar, cancelar consultas e procedimentos remotamente. Assim como acontece com a UBS do Portão, a agenda da nova unidade está disponível no aplicativo, no totem de autoatendimento e no portal da Prefeitura de Cotia. O objeto da Prefeitura é estender o serviço para todas as UBS’s.

Para acessar a agenda basta o paciente referenciado no local baixar o aplicativo “Saúde Cotia”, disponível gratuitamente para celulares e tablets ou, ainda, acessar o site da Prefeitura (www.cotia.sp.gov.br), entrar em ‘Secretaria de Saúde’ e ‘Agendamento SUS’.

A tecnologia vai ajudar na queda do absenteísmo, pois permite que o usuário seja lembrado do seu agendamento e possa responder confirmando ou cancelando, caso não possa comparecer, com isso, libera a vaga para outra pessoa. Em breve, estará disponível em todas as UBS’s.

O projeto “Conexão Saúde – Cotia cuidando de você” foi desenvolvido pela Secretaria de Gestão Estratégica e Inovação e pela Secretaria de Saúde, em parceria com o Instituo Tellus, que trouxe a sua expertise em criação de serviços públicos inovadores, a empresa OM30, responsável pelo sistema e, a Roche Farmacêutica do Brasil e o Instituto Beth Jacob Laffer investiram no projeto.

207 visualizações
bottom of page