Posse aconteceu no dia do aniversário de 36 anos dos Consegs
Nesta segunda-feira, 10 de maio, data em que se comemora os 36 anos dos CONSEGs - Conselhos Comunitários de Segurança, tomou posse a nova diretoria do Conseg Granja Viana.
Em cerimônia restrita e cumprindo os protocolos sanitários por conta da pandemia de Covid-19, o encontro, relativo à reunião ordinária do mês de maio, foi realizado ao ar livre, no jardim do 2º DP da Granja.
Estiveram presente os membros natos - Delegada Dra. Patricia Barros e o Cmte. da 3ª Cia. do 33º BPM/M da Polícia Militar Tenente Cerqueira; o Cmte. da Polícia Rodoviária, Tenente Renan; o Secretário de Segurança de Cotia, Almir Rodrigues; e os agentes do Demutran Reinaldo e Bruno. O Promotor de Justiça do Ministério Público, Dr. Ricardo Navarro, justificou a ausência, pois estava em audiência.
Cumprindo os requisitos regulamentares e finalizando o procedimento eleitoral (que teve início em fevereiro e terminou em abril), foram eleitos por aclamação os seguintes membros para o biênio 2021/2023:
Presidente - Maria Goreti Camarano
Vice-presidente - Flávio de Siqueira Frascino
1º Secretário - Tatiane Girão Takahashi
2º Secretário - Regiane Barbosa Ferreira
Diretora Social e de Assuntos Comunitários - Fau Barbosa
CONSEG
O Conseg foi criado pelo Decreto Estadual n.º 23.455, de 10 de maio de 1985, e regulamentado pela Resolução SSP-37, de 10 de maio de 1985, pelo então governador Franco Montoro.
Finalidade
Os CONSEGs são formados por grupos voluntários da Comunidade ou de um seguimento de pessoas com interesses comuns do mesmo bairro ou município, que se reúnem para discutir e analisar, planejar e acompanhar a solução de seus problemas comunitários de segurança, além de desenvolver campanhas educativas e estreitar laços de entendimento e cooperação entre as várias lideranças locais.
Como funciona
É agregar a Comunidade em reunião mensal, a partir de cada área geográfica de Delegacias de Polícia, para levarem suas reivindicações, junto aos representantes da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, ou seja; o Delegado Titular de cada Delegacia da área correspondente, e também o Capitão da Companhia da referida área de Batalhão; onde podem ser convidados também, representantes da Guarda Civil, Prefeitura, Trânsito, Iluminação Pública, Vigilância Sanitária, Ministério Público, Conselho Tutelar, etc...
Os CONSEGs, em sua fundação, foram implantados em 522 municípios (municípios populosos admitem mais de um conselho). São 84 CONSEGs na capital, 55 na região metropolitana e 337 no interior e litoral, totalizando 476 conselhos. Novos CONSEGs têm sido homologados pela Secretaria de Segurança Pública. O número de CONSEGs por município, é homologado em municípios que ainda não tem, e nos mais populosos, podem ser homologados pelo número de DPs, ou seja; um para cada DP.
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