top of page

Convênio com TRT traz Projeto Justiça Itinerante para Vargem Grande Paulista

O projeto conta com uma van equipada que funciona como um tribunal móvel, realizando audiências trabalhistas com a presença de um juiz.


Da Redação

O prefeito de Vargem Grande Paulista, Josué Ramos, assinou nesta quinta-feira, 7 de março, um convênio com o Tribunal Regional do Trabalho (TRT-2) de São Paulo, para trazer ao município o Serviço da Justiça Itinerante (SEJI).

 

A assinatura contou com a presença da presidente do TRT-SP, a desembargadora Beatriz de Lima Pereira, a juíza auxiliar da Presidência Sandra Miguel Abou Assali Bertelli e o juiz auxiliar da Corregedoria Thiago Melosi Sória.

 

O Serviço da Justiça Itinerante visa garantir o pleno exercício do direito de acesso à Justiça, superando barreiras geográficas, socioeconômicas ou de outras naturezas. “O projeto conta com uma van equipada que funciona como um tribunal móvel, realizando audiências trabalhistas com a presença de um juiz. Essa é uma iniciativa que vai facilitar muito a vida dos nossos cidadãos, garantir o acesso e aproximar o poder público”, destacou Josué.

 

Os atendimentos do Serviço Justiça Itinerante estão previstos para os dias 21 de março, 22 e 23 de maio, 4 de julho, 15 de agosto, 23 e 24 de outubro e 31 de novembro. Os horários e locais ainda serão divulgados pelo TRT-SP.

 

Benefícios

O SEJI visa garantir o acesso à Justiça à população que não dispõe de fórum trabalhista instalado no local. Atualmente, para propor uma ação, os(as) cidadãos(ãs) de Vargem Grande Paulista-SP precisam se dirigir, à cidade de Cotia. Com o mutirão itinerante, uma equipe da 2ª Região vai até o local para fazer conciliações, prestar esclarecimentos sobre processos, receber reclamações, entre outros.


Juízo Itinerante

Instalado pela Resolução Administrativa TP nº 1, de 14 de setembro de 2023, o Serviço da Justiça Itinerante tem por objetivo garantir o pleno exercício do direito de acesso à Justiça, superando barreiras geográficas, socioeconômicas ou de outras naturezas.

Entre as atribuições está atender o público com posto avançado em localidades que não contam com vara do trabalho (são 14 municípios na 2ª Região).


O SEJI tem atuação em toda a jurisdição do TRT-2 (capital, Grande São Paulo e Baixada Santista) e pode ser prestado por meio de convênios firmados com órgãos públicos interessados.

19 visualizações

Comments


bottom of page