Cotia: 1º Núcleo de Atendimento às Pessoas Trans e Travestis da região já está funcionando


Atendimento e aconselhamento especializado em saúde direcionado a este público está sendo feito no SAE/CTA de Cotia, às segundas-feiras

No último dia 13/12, começou a funcionar o Núcleo de Atendimento às Pessoas Trans e Travestis de Cotia. O serviço especializado é o primeiro da região e foi instalado pela Prefeitura nas dependências do Serviço de Atendimento Especializado | Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA). O local oferece atendimento em saúde com base nos princípios do SUS e segue um protocolo que prevê coleta de exames, encaminhamento para especialistas e tratamento.


No primeiro dia de atendimento, três pessoas passaram pelo local. Entre elas, a Kelvin Valentim, de 29 anos. Ela mora no bairro Parque Isaac Pires e ficou muito feliz por Cotia oferecer este serviço. “Eu já conhecia núcleos em outras cidades, como em São Paulo, mas fiquei muito feliz de agora ter aqui, na minha cidade”, disse Kelvin que é articuladora cultural. “É uma questão de saúde, que é muito mais do que questão de estética, de gênero. Ter este serviço aqui [em Cotia] é sobre reafirmar a minha existência. É falar em saúde e acesso para todos”, respondeu.


O Núcleo de Atendimento às Pessoas Trans e Travestis de Cotia atende às segundas-feiras, das 13h às 16h. “O primeiro atendimento é para acolhimento, conversa, conhecimento das necessidades de saúde da pessoa que está chegando aqui. A partir daí ela já sai com o atendimento agendado, seja com médico, psicólogo, enfim, com a equipe de profissionais para o seguimento com a atenção básica e integral”, disse Nélio Girardo, Coordenador do SAE/CTA de Cotia e do Núcleo de Atendimento às Pessoas Trans e Travestis de Cotia.

Núcleo de Atendimento às Pessoas Trans e Travestis de Cotia

Atendimento: segundas-feiras, das 13h às 16h

Programar atendimento/acolhimento em: Email: saecotia@gmail.com | Telefone: 4616-5921

SAE/CTA: Av. Professor Manoel José Pedroso, 843 – Piso 1 – Parque Bahia

Foto: Alexandre Rezende

12 visualizações