Cotia: Abertas as inscrições para mais três oficinas gratuitas do ‘Pontos MIS’


As inscrições são feitas remotamente, as vagas são limitadas e as aulas serão transmitidas pela plataforma zoom

Estão abertas as inscrições para mais três oficinas gratuitas oferecidas pelo Pontos MIS, com o apoio da Secretaria de Cultura e Lazer de Cotia, para moradores de Cotia. As oportunidades são para as oficinas: Linhas Paralelas entre Quadrinhos e Literatura, com David Ribeiro, Documentários Domésticos, com Lucas Gervilla, e Fotógrafos Asiáticos, com Melissa Szymanski.


As inscrições são feitas remotamente, as vagas são limitadas e as aulas serão transmitidas pela plataforma zoom. Os links das aulas serão enviados por e-mail para as inscrições confirmadas. Os alunos participantes receberão certificado.

Oficinas gratuitas do ‘Pontos MIS’

09, 11 e 13 de agosto - Segunda, Quarta e Sexta

PROJETO Oficina| Linhas Paralelas entre Quadrinhos e Literatura com David Ribeiro Duração: 3 encontros de 2h (6h total)

Classificação: 14 anos

Público-alvo: Público em geral interessado no tema

Horário: Segunda - 19h às 21h | Quarta - 19h às 21h | Sexta – 19h às 21h

Links de inscrição:

https://www.sympla.com.br/oficina-linhas-paralelas-entre-quadrinhos-e-literatura-com-david-ribeiro__1287535?token=43d75abfae06bf6a14770e6e78f4e638


Sobre a oficina

As Histórias em Quadrinhos estão cada vez mais presentes no cotidiano das pessoas. Esta é uma linguagem universal que, através da escrita e de imagens, consegue trazer significados diversos para os leitores. A Literatura, por sua vez, está cada vez mais presente no insumo em outras mídias como Cinema, Teatro e os próprios quadrinhos. Esta oficina propõe, através de uma atividade teórico-prática, revisitar a origem das histórias em quadrinhos, debater um pouco sobre seu conteúdo e sua relação com a literatura, bem como explicar o passo a passo da criação de uma página de quadrinhos e, por fim, realizar um exercício prático de construção e adaptação de um pequeno texto em tira de quadrinhos. Esta oficina visa trabalhar esta construção aliada à criação de uma história da literatura pelo olhar de cada participante, no formato dos quadrinhos.


Objetivo Desenvolver técnicas e olhares para a realização de uma história em quadrinhos, de forma que cada participante entenda as ferramentas necessárias para se criar uma narrativa visual, dividida em quadros, com balões, onomatopeias e desenvolvimento de personagens, trabalhando uma história pontual de começo, meio e fim. 5.JUSTIFICATIVA: Na elaboração de um roteiro inspirado ou baseado na literatura, muitas mudanças e adaptações necessitam ser feitas. As Histórias em Quadrinhos fazem parte da vida de todos, hoje em dia. Inúmeras adaptações estão sendo desenvolvidas para televisão, cinema, internet, entre outras coisas. Muitas crianças estão aprendendo a ler através dos quadrinhos e treinam sua percepção visual pela leitura das imagens e das sequências narrativas apresentadas pelas mesmas. Esta oficina visa trabalhar esta construção aliada à criação de uma história da literatura pelo olhar de cada participante, no formato dos quadrinhos.


CRONOGRAMA: • Primeira Aula - O que é uma história em Quadrinhos?

De onde vem essa mania de contarmos histórias?

Linguagens e narrativas dos quadrinhos

Elementos das Histórias em Quadrinhos (Balão/ Calha/ Requadro) • Segunda Aula - O Entendimento de uma história: O que ela nos diz?

Criando uma storyline

Como traduzir do texto para os quadrinhos

Pensando em imagens

Elaborando um roteiro

Como fazer o roteiro de uma página do seu quadrinho

• Terceira Aula - Desenhando e produzindo minha tira

Como organizar minha página

Análise dos trabalhos produzidos

RECURSOS MATERIAIS: Acesso à internet, folhas de sulfite ou caderno, lápis HB preto, borracha e materiais de desenho que possua.


Sobre o professor - David Ribeiro é quadrinista, professor e cineasta, formado em Cinema pela FAAP (Fundação Armando Álvares Penteado) e pós-graduado em Educação. Já roteirizou e dirigiu vários curtas em 16mm e foi diretor, apresentador e roteirista do programa de cinema ‘Cineclaquete’ durante 6 anos pela TV União. Em 2014 dirigiu e produziu o filme ‘Malgrado’ na região de São João da Boa vista, que é adaptação de um conto francês, e dirigiu e roteirizou em 2018 um documentário sobre a poeta sanjoanense Orides Fontela, vencedor do prêmio “Nuevas Miradas” no Uruguai. Publicou entre 2014 e 2016 as tiras em quadrinhos “O Cinemundo de Flicks”, realizou em 2020 uma série de ilustrações em homenagem aos 50 anos do personagem Chapolin Colorado, e desenvolve no momento a graphic novel autoral “Cósmica”.

16, 18 e 20 de agosto - Segunda, Quarta e Sexta

PROJETO Oficina| Documentários Domésticos com Lucas Gervilla

Duração: 3 encontros de 2h (6h total)

Classificação: 16 anos

Público-alvo: Pessoas que se interessam pela produção de cinema documentário. Podem participar estudantes, jovens produtores, cineastas iniciantes, entusiastas do cinema documentário, youtubers.

Horário:Segunda - 19h às 21h | Quarta - 19h às 21h | Sexta – 19h às 21h

Link de inscrição:

https://www.sympla.com.br/oficina-documentarios-domesticos-com-lucas-gervilla__1295845?token=3834769d604ef80c4bb76a28ee6e5647

Documentários Domésticos é uma minicurso com 6 horas de duração onde os participantes entram em contato com métodos de produção audiovisual voltados para o cinema documentário, não importando o tipo de dispositivo de vídeo (celulares, webcam, câmeras semiprofissionais, DSLR’s, etc.) A atividade será focada em técnicas de filmagem e produção sem sair de casa -respeitando as orientações de distanciamento social - utilizando equipamentos de baixo custo e acessórios fáceis de serem encontrados ou adaptados a partir do que os participantes tiveram à mão. Também serão abordados princípios básicos da edição e montagem; resultando em minidocumentário.

Objetivo: O principal objetivo é compartilhar ferramentas para que o público possa contar suas próprias histórias. Partindo de gravações feitas pelas próprios participantes, será realizado um minidocumentário coletivo, sobre uma temática a ser decidida em conjunto. Ao final dos encontros, as pessoas que participarem da atividade estarão aptas a produzirem seus pequenos documentários, seja para uso profissional ou para compartilharem suas vivências durante a quarentena.

Cronograma Encontro 01:

-Breve introdução ao documentário.

-Que modos de documentário existem?

-Quais os equipamentos básicos para se filmar um documentário doméstico?

-Que tipo de documentário queremos fazer? Que história(s) queremos contar?

-Principais tipos de enquadramento no documentário.


Encontro 02:

-Técnicas básicas para filmagem (ISO, abertura, velocidade, ajuste de branco, taxa de quadros etc.).

-Como fazer esses ajustes: do celular à DSLR.

-Noções básicas de som.

-Principais tipos de microfone. Como fazer se eu não tiver um?

-Como gravar entrevistas.


Encontro 03:

-Preparando o material para a edição.

-Noções básicas de edição.

-Edição do conteúdo gravado pelos próprios participantes.

Obs.: Do encontro 02 para o 03, os participantes terão como tarefa gravar o material que será editado.

Não é necessário ter nenhum equipamento especial. A ideia é usar o que os participantes tiverem à disposição.


Sobre o professor: Lucas Gervilla é artista visual e cineasta. Participou de mais de 160 produções audiovisuais. É doutorando e mestre em artes visuais pelo Instituto de Artes da UNESP. Em 2020, dirigiu os longas-metragens: “Ruinoso” e “Fora da Capital”. 24, 26 e 27 de agosto - Terça, Quinta e Sexta

PROJETO Oficina| Fotógrafos Asiáticos- com Melissa Szymanski

Duração: 3 encontros de 2h (6h total)

Classificação: 14 anos

Público-alvo: Interessados no tema

Horário: Terça - 19h às 21h | Quinta - 19h às 21h | Sexta – 19h às 21h

Link de inscrição:

https://www.sympla.com.br/oficina-fotografos-asiaticos--com-melissa-szymanski__1295884?token=e433eec37d886b2da731e5115b634367

Sobre a oficina

Fotógrafos Asiáticos, propõe expor a importância nas artes visuais e por consequência, na fotografia desses fotógrafos geniais e suas características ímpares. Serão mostradas as peculiaridades da trajetória, contextos históricos, e principalmente, como cada artista cria, interpreta e realiza uma imagem nas suas diferentes esferas.


Objetivo Aos participantes, o objetivo é que possuam maior repertório imagético, buscando afinar o olhar, o senso estético, entendendo as diversas linguagens artístico-fotográficas dos fotógrafos apresentados.


Cronograma Aula 01:

Apresentação da professora e alunos

Japão: - Nobuyoshi Araki

- Daido Moriyama

Aula 02:

Fotógrafos de referência

Japão: - Kishin Shinoyama

- Masao Yamamoto

Aula 03:

Fotógrafos de referência

China: - Ren Hang

- Taiwan

- Chang Chao-Tang


Sobre a professora: Melissa Szymanski é fotógrafa formada e pós-graduada pela FASM - Faculdade Santa Marcelina. Participou de diversos cursos em Milão – Itália, nas áreas de Fotografia de Moda e Still Life. Trabalhou na Revista Italiana Moda Pelle na execução de editoriais e publicidade. Atuou como docente de Fotografia na FASM, IED - Istituto Europeo di Design, SESC, Centro Universitário Belas Artes; elaborou durante sete anos aulas de fotografia na Escola São Paulo nas áreas de Moda, Noções Básicas e Intermediário. Coordenou o Workshop de Fotografia: Di Cavalcanti, Anita Malfatti e Tarsila do Amaral pela Oficinas Culturais do Estado de São Paulo. Recentemente é docente na Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo em diversos aparelhos e no MIS - Museu da Imagem e do Som no projeto Pontos MIS. Foi convidada no primeiro congresso on-line de Fotografia de Moda, abordando o tema: A Fotografia de Moda no Brasil: criação ou cópia? Desenvolve seu trabalho como fotógrafa para agências de modelos, em diversas marcas, sites e reportagens. Colaborou em matérias sobre arte-educação em revistas como: Veja SP, Caras, Revista Cásper Líbero, Canal TV Brasil.

24 visualizações