top of page

Cotia: Após roubo de carga, bandidos trocam tiros com a Guarda Civil


Dois ladrões foram presos em flagrante e a carga recuperada


Fau Barbosa

Nesta terça-feira, 30, Guardas Civis foram informados via Cecom que um veículo Renault Master branco havia sido roubado próximo ao retorno do centro de Cotia, após ser abordado por dois veículos, um VW Up vermelho e uma I/HONDA HR-V cinza. Um dos indivíduos estaria portando arma longa. De acordo com o monitoramento via totem os veículos haviam se deslocado no sentido da Avenida Matias de Camargo.


Imediatamente as viaturas passaram a fazer patrulhamento com vistas na região. Na Estrada das Cruzadas, no Jd Sandra, uma das viaturas se deparou com um veículo Up estacionado, com as mesmas características. Foi feita a consulta da placa e realmente se tratava do veículo informado antes pelo Cecom. Os guardas permaneceram preservando o veículo enquanto as demais viaturas foram à procura da Renault Master.


Troca de tiros

Enquanto preservavam o veículo, a Renault Master retornou ao local. Foi dado sinal de parada, porém além de não obedecerem, três indivíduos usando toucas pretas e máscaras efetuaram disparos em direção à guarnição. Os guardas revidaram e pediram apoio via rádio.

Marcas de tiros e cápsulas deflagradas


Mais à frente, os indivíduos se depararam com outra equipe que fazia um bloqueio na via. No local ocorreu uma nova troca de tiros e na fuga os indivíduos acabaram colidindo o veículo com uma tubulação de concreto e fugindo para dentro da comunidade.

Após troca de tiros, veículo bate e é abandonado pelos ladrões


Vítimas resgatadas e dois indivíduos presos

Ao se aproximarem do veículo, os guardas ouviram as vítimas que estavam dentro do furgão pedindo socorro. As duas foram socorridas ao Hospital Regional De Cotia, uma delas com um tiro de raspão no braço. Após serem medicadas, elas contaram que a troca de tiros havia ocorrido próximo ao local onde tinha acontecido o transbordo da carga.


As equipes intensificaram o patrulhamento próximo aos veículos envolvidos, no bairro Paisagem Casa Grande, quando umas das viaturas localizou a chácara onde estava o Honda HRV. Os guardas desembarcaram e dois indivíduos, ao verem a viatura fugiram pulando o muro dos fundos da residência. Foi feito o cerco e os indivíduos, que estavam ofegantes, foram detidos.


Carga recuperada

Um deles disse que era o proprietário da residência e confirmou que a carga roubada da Renault Master estaria nos fundos da casa. Segundo ele, iriam receber a quantia de R$ 1.000,00 (mil reais) para guardar a carga.


O indivíduo autorizou a entrada no quintal, onde os guardas localizaram, na parte dos fundos, toda a carga roubada (salgadinhos, doces e produtos perecíveis diversos), avaliada em R$ 19.469,00 (dezenove mil quatrocentos e sessenta e nove reais). As placas da HRV estavam trocadas e eram de outro veículo produto de roubo no dia anterior.

Carga foi recuperada pela Guarda Civil de Cotia


Os dois indivíduos foram encaminhados ao DP de Cotia, onde a Autoridade Policial Dr. Adair Marques Corrêa Júnior foi informada dos fatos e pediu perícia no local.


Os dois indivíduos, de 26 e 28 anos foram presos em flagrante por "- Roubo (art. 157) - Carga § 2º, II - há concurso de duas ou mais pessoas § 2º, V - o agente mantém a vítima em seu poder, restringindo sua liberdade § 2ºA, I - Se a violência ou ameaça é exercida com emprego de arma de fogo."


Os veículos foram apreendidos para perícia e a carga devolvidas ao proprietário.

Veículos envolvidos na ocorrência


Atenderam a ocorrência a viatura 08, GC´s Antonio da Silva e Rodrigo; viatura 26, GC´s Das Dores e Siqueira; viatura 04 GC´s Danseguer e Anderson Viana e viatura 01, Inspetor Horgos e GC Marcel, com apoio da viatura da perícia P-29317.

217 visualizações

Comments


bottom of page