top of page

Cotia assina Acordo de Cooperação com Comitê Paralímpico Brasileiro


Nas próximas semanas, profissionais de educação física da rede municipal receberão curso de capacitação em inclusão por meio do esporte

Na manhã desta quinta-feira (4/08), a Prefeitura de Cotia, por meio da Secretaria dos Direitos Humanos, Cidadania e da Mulher, assinou um Acordo de Cooperação com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) para capacitar profissionais de educação física da rede municipal por meio do curso ‘Movimento Paralímpico: Fundamentos Básicos do Esporte’.

O objetivo desta parceria é promover e garantir a inclusão de pessoas com deficiência em atividades esportivas. Uma apresentação do Coral ‘Prazer eu sou a luta’, o primeiro coral de autistas do Brasil, integrado por crianças autistas e coordenado pelo Movimento ‘Mães e Pais que Lutam’, marcou a abertura do evento de oficialização da parceria no Paço Municipal. O artista com deficiência física, William Diego, pintor com a boca, participou do evento e permaneceu no hall do Paço fazendo pinturas em tela.

As aulas serão à distância, com duração de 46 horas, divididas em 6 módulos que deverão ser cumpridos em até 60 dias. Não há limite de participantes e a Secretaria de Direitos Humanos, Cidadania e da Mulher, juntamente com outras Secretarias, coordenará a participação dos colaboradores de educação física no projeto.


A parceria com o Comitê Paralímpico foi idealizada pela Secretaria de Direitos Humanos, Cidadania e da Mulher. “Hoje acontece uma chancela de direitos humanos da maior importância”, disse a vice-prefeita e titular da pasta, Ângela Maluf. Ela lembrou que estava em busca de novos projetos de inclusão e foi direcionada para o Comitê. “Estive em Barueri, com o Professor Carlinhos [Carlos Roberto, secretário das Pessoas com Deficiência de Barueri] e ele nos indicou o Comitê Paralímpico. Lá, fomos acolhidos e construímos este vínculo inquebrantável”, destacou.


“Hoje é um dia importante para todos e para avançarmos em políticas públicas para pessoas com deficiência. [...] esta assinatura é fundamental para iniciarmos um projeto com o Comitê Paralímpico e para seguirmos avançando rumo à inclusão para todos”, disse o prefeito Rogério Franco.


O coordenador do programa de Educação Paralímpica do CPB, David Farias Costa, falou sobre a parceria com Cotia. “Estamos no movimento há anos e este evento nos inspira a trabalharmos para tornarmos o esporte acessível para todos”, disse. David esteve acompanhado do atleta paralímpico, Yohansson Nascimento, vice-presidente do CPB. “Aqui não é solenidade, é realização de sonhos”, disse Yohansson. “Faremos capacitação de professores, pois alunos com deficiência não querem ser liberados das aulas de educação física”, completou.


O Comitê Paralímpico Brasileiro se prontificou a receber pelo menos 10 alunos para treinamento nas dependências do Centro Paralímpico da Rodovia dos Imigrantes. Atualmente, um atleta paralímpico treina no local, o jovem Gabriel Esplendor, que também é membro do Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Cotia.


Também marcaram presença: Sônia Esplendor (presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência), Ricardo Navarro (Promotor de Justiça), Paulo Generoso (Presidente da APAE Cotia), Ricardo Rodrigues (Presidente OAB Cotia), Mara Franco (Secretária de Desenvolvimento Social), além de vereadores e demais secretários e representantes de importantes instituições de apoio e atendimento a pessoas com deficiência.

Foto: Vagner Santos


18 visualizações
bottom of page