Cotia: Campanha contra a paralisia infantil alcança 67,82% das crianças e vacinação segue nas UBS’


O Ministério da Saúde realizou a Campanha de Vacinação Contra a Poliomielite e Multivacinação em todo o país. Pais que não levaram, devem comparecer com seus filhos à UBS mais próxima. Vacine seu filho!

Depois de passar por duas prorrogações, a Campanha de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação realizada pelo Ministério da Saúde chegou ao fim, no dia 13 de novembro. Apesar dos esforços para alcançar a meta de 95% de imunização, em Cotia, apenas 67,82% das 13.464 crianças que fazem parte do público-alvo foram levadas à uma UBS para receberem as gotinhas. A campanha terminou, mas a vacina contra a poliomielite, que protege contra a paralisia infantil, está disponível a qualquer época do ano, em todas as UBS’s, bem como outras dezenas de vacinas que fazem parte do calendário de vacinação.


Em Cotia, a campanha mobilizou todas as 26 Unidades Básicas de Saúde e a cidade também participou do Dia D, que aconteceu no sábado dia 17 de outubro. “O ideal seria universalizar a cobertura, mas isso não aconteceu. Pedimos que os responsáveis pelas crianças com idade entre 1 ano e 4 anos, 11 meses e 29 dias, nos ajude a aumentar este alcance. Basta comparecer à UBS, a vacinação é rápida e será feita a atualização de eventuais vacinas que estiverem em atraso”, destacou Silvana Silva, coordenadora da Vigilância Epidemiológica.


A Coordenadora aproveitou para lembrar que a multivacinação também acontece a qualquer época do ano. “São diversos tipos de vacinas, como a do sarampo. Esta doença bateu à nossa porta, temos casos confirmados e sabemos que é uma doença grave que pode ser evitada com a vacina. É importante que as pessoas se conscientizem e respondam positivamente à necessidade de vacinação, especialmente com as crianças”, salientou.


Quem tiver dúvida sobre a situação das vacinas, pode procurar a equipe de enfermagem em qualquer UBS para tirar dúvidas e fazer a atualização. É importante lembrar que o acesso às UBS’s é feito apenas com o uso de máscara e é importante que as pessoas respeitem o distanciamento social no local para evitar o risco de contaminação pelo novo coronavírus.

Foto: Vagner Santos