top of page

Cotia: CAPS IJ implanta teleconsulta, muda metas, aumenta equipe e amplia capacidade de atendimento

O CAPSIJ atende demanda encaminhada pela rede básica de saúde e também demanda espontânea


O atendimento em saúde mental da Secretaria de Saúde de Cotia está em constante evolução. Depois de entregar as novas dependências do Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPS IJ), a Prefeitura implantou o sistema de teleconsulta, contratou novos profissionais e implantou mudanças no fluxo de atendimento no local. Com isso, a capacidade de atendimento foi ampliada em mais 980 crianças em atendimento.

 “Temos uma equipe multidisciplinar altamente capacitada, uma estrutura de primeira linha para oferecer o melhor atendimento às nossas crianças e adolescentes e, claro, aos seus familiares”, disse Rozana Aparecida Moro, coordenadora técnica no CAPS IJ. Ela explicou que, gradativamente, nos últimos meses, algumas mudanças no local permitiram o avanço no atendimento. “A teleconsulta foi um salto, pois conseguimos atender pessoas com dificuldade de locomoção, contamos com mais duas fonoaudiólogas e mais um psicólogo no nosso time, uma grande conquista”, completou Rozana.

 

O CAPSIJ atende demanda encaminhada pela rede básica de saúde, mas também tem atendimento de demanda espontânea. Os pacientes são avaliados ao chegarem ao local, a equipe técnica elabora o projeto terapêutico especializado de acordo com a necessidade do paciente e ele é encaminhado para atividades que podem ser individuais, em duplas ou trios, tudo de acordo com o resultado da avaliação realizada pelos profissionais no local.

Em maio de 2023, o CAPS IJ implantou projetos terapêuticos para adolescentes. Todas as sextas-feiras acontecem oficinas criativas que possibilitam a sociabilização e a troca de experiência entre os jovens, além de incentivar o empreendedorismo. São oficinas de pintura, confecção de bijuterias, artesanato, Mangá e HQ’s. “Queremos implantar novas atividades como desfile, maquiagens valorizando a autoestima destes jovens e, outros objetivos de valorização da vida”, afirmou Rozana. A coordenadora também explicou que no CAPS IJ tem um grupo específico de orientação de gênero.

 

O CAPS IJ fica na rua Topázio, 159, Jardim Nomura. Desde setembro de 2023, o local funciona até as 18h, de segunda a sexta-feira.

 

Cuidar de quem Cuida

A coordenadora técnica do CAPS IJ explicou que no local existe um Grupo de Famílias voltado a dar suporte e acolhimento para mães e responsáveis por crianças e adolescentes atípicos. Neste grupo acontecem atividades de troca de experiência, apoio, orientações, escuta e busca por estratégias de manejo para cada situação. “Às vezes, uma mãe só precisa desabafar”, disse Rozana.

 

43 visualizações

Commentaires


bottom of page