top of page

Cotia celebra Dia Mundial de Prevenção de Quedas de Pessoas Idosas

Palestra aberta ao público acontecedia 26/6 às 10h.


Pela passagem do Dia Mundial de Prevenção de Quedas (24/06), a Secretaria de Direitos Humanos, Cidadania e Mulher de Cotia promoverá a palestra ‘Prevenção de Quedas de Pessoas Idosas’, no dia 26 de junho de 2024 (quarta-feira), às 10h, no auditório do Paço Municipal, situado na Av. Prof. Manoel José Pedroso, 1347 – Jardim Nomura. A fisioterapeuta Gabriela Raggi e a médica geriatra Daniela Lima falarão sobre os cuidados no cotidiano da pessoa idosa para dirimir os riscos de acidentes.


As palestrantes pretendem criar uma sala de bate-papo com o público, abordando tudo o que é preciso fazer para envelhecer de forma saudável e para, após os 60 anos, evitar quedas, fraturas, perda de independência e de mobilidade. Também irão abordar assuntos sobre o que fazer para que os idosos caiam menos e vivam com mais autonomia e qualidade de vida. Atividades simples como tomar banho, varrer o chão ou fazer compras, por exemplo, podem significar um grande risco à saúde física do idoso.


“Globalmente, as quedas são a segunda maior causa de morte devido a uma lesão não intencional. Mais de 684 mil pessoas morrem devido às quedas no mundo, e 80% dessas mortes ocorrem em países de baixa e média renda. No Brasil, de 10% a 35% das pessoas idosas sofrem pelo menos uma queda ao ano”, explicou a fisioterapeuta, Gabriela Raggi. O fator também é a principal causa de morbidade para grupos da mesma faixa etária. O aumento global da taxa de queda conforme maior é a idade: 28 a 35% > 65 anos; 35% > 70 anos; 32 a 42% > 75 anos; e 50% > 80 anos.

 

Sobre as palestrantes

Gabriela Raggi é fisioterapeuta, pós-graduada em Geriatria e Gerontologia pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), desde 2011. É também Terapeuta Ayurveda e formada em Hatha Yoga.  Daniela Lima é médica geriatra pela USP, tem pós-graduação em medicina integrativa pelo Hospital Albert Einstein.

 

Serviço:

Palestra: ‘Prevenção de Quedas de Pessoas Idosas’

Data: 26 de junho (quarta-feira)

Horário: às 10h

Local: Auditório do Paço Municipal

Endereço: Av. Prof. Manoel José Pedroso, 1347 –  Jardim Nomura

Aberto ao público

Gratuito

Livre

Comentarios


bottom of page