top of page

Cotia: Clínica da Mulher promove encontro de Práticas Integrativas para o bem-estar feminino

O evento é gratuito e será no auditório do CIS (Centro Integrado de Saúde).


No dia 10 de abril (quarta-feira), às 14h, a Secretaria de Saúde de Cotia, por meio da Clínica da Mulher, realizará um evento para mulheres que buscam o equilíbrio físico e mental através das Práticas Integrativas e as convida a participarem do grupo ‘Prática Mente e Corpo’. O encontro visa oferecer um espaço de cuidado e prevenção de doenças através de técnicas que fortalecem a saúde. As inscrições podem ser feitas via telefone: 4148-5063. O evento é gratuito e será no auditório do CIS (Centro Integrado de Saúde).


A atividade faz parte das Práticas Integrativas Complementares (PICS), um recurso de prevenção de doenças e a recuperação da saúde, com ênfase na escuta acolhedora, no desenvolvimento do vínculo terapêutico e na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade. As PICS foram institucionalizadas por meio da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS (PNPIC). A mediação será do Professor Bruno Rabecchini, Educador Físico em Saúde Pública e Facilitador de Meditação em Saúde e Práticas Integrativas e Complementares.


O evento é uma oportunidade para as mulheres que desejam cuidar da sua saúde de maneira integral, conectando-se consigo mesmas em um ambiente acolhedor e terapêutico. Benefícios das práticas corpo-mente: redução do estresse, regulação do sistema nervoso e respiratório, equilíbrio do sono, aumento da vitalidade psicofísica, equilíbrio da produção hormonal, fortalecimento do sistema imunológico, entre outros.

É importante ressaltar que as PICS não substituem tratamentos médicos convencionais, mas servem como um complemento, recomendadas por profissionais de acordo com as necessidades individuais de cada paciente. Atualmente são realizadas as seguintes práticas integrativas na Clínica da Mulher: Reiki, Meditação e Prática Mente-Corpo.

 

As Práticas Integrativas Complementares (PICS)

As práticas mente-corpo são práticas corporais e mentais de origem oriental (Tai Chi, Qi Gong, Yoga, etc.) utilizadas para controlar corpo e mente associada à meditação. Estas técnicas que se referem a tradições especializadas, trabalham os aspectos físicos, mentais, emocionais, energéticos e espirituais do praticante com vistas à unificação do ser humano em si e por si mesmo.

 

Serviço:

“Prática Mente e Corpo – Práticas Integrativas Complementares”  

Data: 10 de abril – quarta-feira

Horário: às 14h

Local: auditório do CIS (Centro Integrado de Saúde)

Endereço: Av. Prof. Manoel José Pedroso, 843 – Parque Bahia

Público-alvo: Mulheres

Gratuito

46 visualizações

Comentários


bottom of page