top of page

Cotia: “Com esta campanha, tudo vai mudar”, diz criança autista sobre iniciativa da Prefeitura


Durante o lançamento da Campanha ‘Ser autista é ser igual, de um jeito diferente’, que aconteceu na tarde da última quinta-feira (22/09), Michele de Jesus, mãe do garoto Jonathan Gabriel, de 10 anos, leu uma cartinha escrita pelo garoto especialmente para o momento. A campanha foi lançada pela Prefeitura de Cotia com o objetivo de levar informação e quebrar preconceitos em relação ao Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Em um trecho da carta, o pequeno Jonathan, que é uma das crianças que dão rosto à campanha, descreve a sua confiança na iniciativa da Prefeitura. “[...]antes, sofria por seu autista, com esta campanha, tudo vai mudar [...]”. A Campanha foi construída com a participação do grupo ‘Mães e Pais que Lutam’ - integrado por responsáveis por crianças com autismo. A Prefeitura também lançou o documentário ‘Mães e Pais que Lutam’ nas redes sociais e no canal do Youtube (confira os links abaixo)

O objetivo da campanha e do documentário é despertar um novo olhar da população sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), romper barreiras e tabus entorno desta condição e, sobretudo, combater o preconceito por meio da informação. A campanha será encontrada em prédios públicos, em painéis, site e redes sociais da Prefeitura, além de material impresso que será distribuído na cidade.

Transcrição da carta:

O autismo não é doença, é deficiência invisível. Eu sei como é. Com o grupo evoluindo, todos os autistas, principalmente eu, antes, sofria por ser autista, com esta campanha tudo vai mudar. Eu tenho dois amigos pequenos autistas, são chamados Miguel e Manu, o Miguel eu já entendendo, ele antes só falava ‘é minha’, agora, ele fala tudo e ele gosta de ficar no meu colo. Agora, a Manu eu ainda estou entendendo, ela, agora, ela segura a minha mão, antes não segurava, e gosta que pega ela no colo também. Miguel e Manu gostam das mesmas coisas, e eu também. Eu adoro autistas, principalmente os pequenos, é mais fácil de entender. Tenho meus dois BFFs [best friends forever]!!!! Que são meus melhores amigos: Christian e Dan, e eu adoro eles e todo mundo. Fim. Jonathan Gabriel, 10 anos.

Campanha ‘Ser autista é ser igual, de um jeito diferente’

Site da Prefeitura (www.cotia.sp.gov.br)

29 visualizações

コメント


bottom of page