top of page

Cotia: Congada de São Benedito é eternizada na exposição “Retomada”


 

Na segunda-feira (16 de agosto), às 20h, o fotógrafo Alberto Lefèvre estreia a exposição virtual “Retomada” em seu canal do Youtube. No projeto, o fotógrafo traz registros em fotos e vídeos realizados entre os anos de 2016 e 2019, quando a Congada de São Benedito de Cotia retomava as suas atividades após falecimento do seu idealizador e fundador, Benedito Pereira de Castro, ou apenas, Seu Dito da Congada, como era conhecido.


“Retomada” é mais um projeto cultural contemplado pelo Edital de Premiação Seu Dito da Congada, lançado pela Secretaria de Cultura e Lazer com recursos da Lei Federal Aldir Blanc e o trabalho reúne trechos de um período importante da Congada de São Benedito de Cotia e conta um pouco dos delicados anos da congada sem a presença do Seu Dito. Retrata o envolvimento da família dos congadeiros que inclui diversas gerações com a participação de crianças, jovens, adultos e idosos.

“Durante o processo de criação e execução desse edital, revendo e refletindo sobre a história que presenciei, percebi que o meu maior desejo é conseguir revelar o invisível, o sagrado dessa irmandade como uma das importâncias da Cultura Popular, e das heranças deixadas pelo grande Mestre Dito”, disse Lefèvre.


Oficializada em junho de 1951, a Congada de São Benedito de Cotia faz parte do Patrimônio Cultural Imaterial do município.

Exposição ‘Retomada’ – Congada de São Benedito

Dia 16 de agosto – 20h

Fotos e vídeos

Site do projeto Retomada: https://www.projetoretomada.com.br/

Livre

14 visualizações
bottom of page