top of page

Cotia: "Dia D" contra a gripe acontece no sábado, 13, nas 26 UBSs da cidade


Unidades de saúde estarão abertas das 8h às 17h. Também será possível fazer atualização da caderneta de vacina.


No sábado, dia 13 de abril, todas as UBS - Unidades Básicas de Saúde de Cotia estarão abertas, das 8h às 17h, durante a mobilização do “Dia D contra a Gripe/Influenza”. Poderão se imunizar contra a doença todas as pessoas que fazem parte do grupo prioritário da campanha de vacinação [veja abaixo]. Para se vacinar, basta comparecer à UBS mais próxima com documento oficial com foto e cartão de vacina (se tiver). No caso das crianças é obrigatório levar a caderneta de vacinação.


A vacina contra a influenza (gripe) é aplicada em dose única. A exceção é apenas para as crianças que vão receber o imunizante pela primeira vez, elas deverão receber duas doses da vacina com um intervalo de 30 dias entre as doses. A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório, podem variar de quadros leves a graves e, nos casos agravados, podem levar ao óbito.


No mesmo dia, a população (de todas as idades) poderá aproveitar para fazer a atualização vacinal com outros imunizantes. “Muitas pessoas não consegue ir à UBS nos dias normais de funcionamento, então, a abertura de todas as nossas unidades, no sábado, das 8h às 17h, é uma oportunidade para tomar aquela vacina que está atrasada, receber a dose de imunizante que já está no período indicado e, quem fizer parte do grupo prioritário para influenza, já sair protegido”, disse Magno Sauter, Secretário de Saúde.


*Grupo prioritário:

· Crianças com até 5 anos de idade

· Pessoas com idade a partir de 60 anos

· Gestantes e puérperas (que deram à luz nos últimos 45 dias)

· Trabalhadores da saúde

· Caminhoneiros e profissionais do transporte

· Professores

· Pessoas com comorbidades

· Pessoas em situação de rua

· Trabalhadores de força de segurança e salvamento

· Funcionários do sistema de privação da liberdade


Serviço

Dia D contra a Gripe/Influenza*

Dia 13 de abril de 2024 – sábado

Das 8h às 17h

Todas as Unidades Básicas de Cotia

Será feita atualização vacinal para o público em geral


Foto: Vagner Santos

Opmerkingen


bottom of page