top of page

Cotia: Força Tática prende membro de quadrilha de roubo de carretas e apreende veículo dublê


Fau Barbosa

Nesta quarta-feira, 14, Policiais Militares de Força Tática prenderam uma indivíduo que fazia parte de uma quadrilha que praticava roubos de carretas na região de Cotia.


Por volta das 19h, durante patrulhamento, a equipe recebeu uma denúncia de que um indivíduo trajando calça jeans e blusa com capuz vermelha havia deixado um veículo Fiat Fiorino branca na Rua Patativa, saído em atitude suspeita.


Ao entrarem na Avenida Brasil com a Rua Represinha, no Jd. Monte Santo, os policiais se depararam com um indivíduo com as mesmas características que, ao avistar a viatura, mudou de direção, o que motivou a abordagem.


Durante a busca pessoal foi localizada uma chave de veículo da marca Fiat. Indagado, primeiro ele informou que seria de um veiculo Fiat/Pálio de propriedade de seu pai e que estaria em uma residência que ficava a 50 metros do local da abordagem. Lá foi feito contato e não havia nenhum veículo.


Ao pesquisarem seus antecedentes criminais, retornou que o indivíduo era egresso do Sistema Prisional por receptação e associação criminosa.


Veículo Dublê

Foi solicitado apoio da equipe de Rocam, que realizou patrulhamento na Rua Patativa, próximo ao local da abordagem e localizou o veículo Fiat Fiorino, de placas BAN6D13, que foi aberto com a chave encontrada com o indivíduo.


Durante a vistoria no veículo, foram localizados três "jummers" bloqueadores de sinal, um "jammer" na cabine com quatro pares de placas de veículo aparentando serem falsas e no baú mais duas maletas contendo "jammers", um multímetro, um carregador de bateria e duas fontes. Nesse momento o indivíduo confessou que havia deixado o veículo em frente à residência.

Modus operandi

Segundo a Polícia, o indivíduo não trabalhava sozinho e sua função era levar a Fiorino até um determinado local. A quadrilha roubava as carretas, e em seguida colocava os jummers para inibir o sinal do rastreador e trocava as placas do veículo no caminho. Como sequestravam os motoristas, se alguém ligasse 190, informando a placa da carreta, os veículos passariam batido nas câmeras do Projeto Radar e pelas viaturas das Polícias Militar e Civil e da GCM, sem serem identificadas.


Diante dos fatos, os policiais deram voz de prisão e após algemá-lo, conduziram o indivíduo ao DP de Cotia. Lá foi feito contato com o proprietário do verdadeiro veículo Fiat Fiorino, que compareceu ao DP.


A Autoridade Policial ratificou a prisão em flagrante, pelo art. 180 (Receptação); art. 288 (Associação Criminosa); art. 311 (Adulteração de sinal identificador de veículo automotor) e art.183 (L 9.472/97 - Serviços de Telecomunicações - Desenvolver clandestinamente atividades de telecomunicação), permanecendo o indivíduo preso e à disposição da Justiça.


Atendeu a ocorrência a viatura do 1° Pelotão de Força Tática M-33013, 2° Sgto. Silva, Cb Westphol, Sd Marcelo e Sd Oliveira; com apoio das viaturas de Rocam 01 M-33389, Cb Lidoiro e Sd Taison; e Rocam 02 M-33015, Sd Erich e Sd Caló.


316 visualizações

Comments


bottom of page