top of page

Cotia ganhará campanha de conscientização sobre o autismo


Nesta quarta-feira, 11, a Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Cotia realizou mais uma reunião com o grupo "Mães que Lutam", para apresentar uma proposta de campanha de conscientização sobre o autismo que deverá ser lançada no município. O grupo é composto por responsáveis por crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA).


A minuta da campanha começou a ser construída depois de alguns encontros com o grupo para ouvir e entender as principais demandas das famílias que convivem com autistas. Entre os apontamentos esteve a necessidade de um trabalho de informação e conscientização das pessoas sobre o autismo, especialmente no que diz respeito ao atendimento prioritário em serviços públicos e privados, às crises que costumam ser frequentes, entre outros. A campanha surge após relatos de mães, que são julgadas e criticadas por falta de conhecimento das pessoas, sobre certos comportamentos dos seus filhos autistas. A ideia é fazer a informação girar, levando conscientização e trazendo mais amor e compreensão por parte da sociedade.

O grupo aprovou a campanha de imediato. "Faltam palavras. Eu nunca chorei de alegria como agora. Imaginávamos que teríamos algum retorno daqui a alguns anos, mas estamos tendo agora. Estamos muito felizes", disse Angélica Melo, uma das mães presentes na reunião.


Durante a apresentação ficou acertado que o grupo vai se chamar 'Pais que Lutam'. "Passamos a ter a participação de pais no grupo, então, a mudança é importante. Queremos trazer os pais para dividirem mais com as mães esta responsabilidade com os filhos autistas", disse Michele Cristina, integrante do grupo.

O encontro contou com a presença do Secretário de Comunicação Marcos Menão, dos secretários Magno Sauter (Saúde) e Mara Franco (Desenvolvimento Social), além dos adjuntos Marcelo Junior (Comunicação) e Luís Roberto Mastromauro (Desenvolvimento Social).

Fotos: Vagner Santos

14 visualizações
bottom of page