top of page

Cotia: Grande volume de chuva mobilizou a Defesa Civil no final de semana


Choveu 122mm, quase o volume esperado para todo o mês de outubro.


Fau Barbosa

Por conta da chuva forte deste final de semana, agentes da Defesa Civil de Cotia foram acionados para atender várias ocorrências. Nos dias 7 e 8/10 os agentes atenderam um total de 12 ocorrências em Cotia.


Segundo a informação, o índice pluviométrico deste final de semana somou 122mm quase o volume total esperado para o mês de outubro. O previsto para o mês de outubro era de 134mm e para o mês de novembro 150mm.


Ocorrências

No sábado, as equipes atenderam duas ocorrências de queda de árvores, sendo uma sobre residência no Lajeado e uma obstrução da via pública na Chácara Canta Galo.

Queda de árvore sobre residência no Lajeado


Também foram atendidas duas quedas de muro, um no Moinho Velho e um no Jardim Cotia. Foram feitas vistorias de alagamento em via pública que atingiram residências em um condomínio no km 26,5 e realizadas duas vistorias em edificação, sendo uma no Jardim Pioneira e uma no Jardim Leonor. Uma terceira vistoria no Jardim Nova Cotia terminou com duas residências isoladas. Os moradores foram orientados a não permanecerem na residência até que a Secretaria de Obras e Habitação liberasse o local.


Uma ponte no Jardim Pioneira também foi vistoriada pelos agentes. Com o enorme volume das chuvas, o córrego que passa pelo bairro transbordou, alagando algumas residências. A ponte acabou cedendo e deslocando sua estrutura. O local foi isolado com fita zebrada para segurança e impedido o trânsito pela ponte.

Ponte no Jardim Pioneiro


Do sábado para domingo, no Lajeado, houve alguns alagamentos e o telhado do cômodo de uma residência acabou desabando.

Alagamentos e desabamento de parte de um telhado


No domingo, também foram feitas algumas vistorias em edificações. A primeira no Recanto dos Victor’s, onde houve a queda de um muro de contenção. O local, uma residência em obras, foi isolado com fita zebrada e protegido com lona plástica.

Muro caiu no Recanto dos Victor’s


Outras duas vistorias foram feitas no Jd. São Vicente e no bairro do Lajeado, onde houve danos ao telhado de uma residência, que foi isolada na área atingida. Parte do muro de um residencial na Estrada do Capuava também acabou caindo com a chuva.

Queda de muro em residencial na Estrada do Capuava


Previsão do tempo

Segundo o site Climatempo, ao longo desta semana a chuva ainda deve ser muito persistente sobre todo o estado. Nesta segunda-feira, 8 de outubro, o deslocamento de uma frente fria associada a uma área de baixa pressão mantém as instabilidades sobre o estado de SP. Os temporais devem acontecer ao longo de todo o dia, acompanhada de rajadas de vento de até 70 km/h, raios e granizo. Há possibilidade de alagamentos e enchentes em função do excesso de chuva dos últimos dias.


Na terça e quarta-feira, a chuva diminui, mas continua acontecendo em todo o estado com algumas aberturas de sol. Mas na quinta-feira, feriado de 12 de Outubro, com a aproximação de uma nova frente fria os temporais retornam ao estado. Os volumes acumulados devem ser expressivos com potencial para novos transtornos.


De segunda a quinta-feira, a chuva deve ser mais expressiva em áreas do sul do estado, mais de 120mm devem ser esperados.






80 visualizações

Comments


bottom of page