top of page

Cotia: Indivíduo morre em confronto com o BAEP


Com ele foram apreendidas uma pistola, munições, carregadores e grande quantidade de drogas.

 

Nesta segunda-feira(25), por volta das 20h30, policiais militares do 5º BAEP - Batalhão de Ações Especiais de Polícia, se dirigiram à Rua Moema, no Jd. Lavapés, em operação no combate ao tráfico de drogas, coordenada pelo Comando de Pelotão.


De posse de informações sobre um indivíduo portando armas e entorpecentes, as equipes se posicionaram. O Comando de Pelotão entrou pela lateral da residência, a equipe de BAEP 63 pela frente e a equipe de BAEP 62 pelos fundos, por meio de um acesso de uma escada ali existente.


Os cães da residência começaram a latir, e foi ouvido barulhos no interior da residência. Os policiais conseguiram ver um indivíduo sair correndo com uma bolsa lateral ao corpo pulando para as residências vizinhas.


As demais equipes foram avisadas sobre a tentativa de fuga, momento em que o comando bateu à porta da residência, que tinha a frente toda fechada. Uma mulher liberou a entrada e disse que seu marido estava saindo pelos fundos.


As equipes começaram uma varredura nas proximidades. A equipe entrou pelo portão da casa vizinha que estava aberto, na tentativa de abordar o indivíduo, até que, ao final de um corredor a direita, na última casa, avistaram uma porta aberta. Ao fazerem a varredura no local, o indivíduo, que estava agachado atrás de uma máquina de lavar roupa, levantou-se e efetuou disparos na direção dos policiais, que revidaram. Ele acabou sendo alvejado e socorrido pela Unidade de Resgate do Corpo de Bombeiros à UPA do Atalaia, onde veio a óbito.


Com ele os policiais localizaram uma pistola Taurus Preta, calibre .380, com 10 munições intactas. Em conversa com a esposa, ela disse aos policiais que sabia do envolvimento de seu marido com a criminalidade, não especificando o quê, porém que ele tinha uma arma preta similar a que a polícia tem (pistola) que carregava em uma bolsa lateral. Disse ainda que na casa dela nada havia de produto ilícito e que provavelmente o que procuravam estaria na garagem ou no interior dos veículos de seu marido.


Na residência nada de ilícito foi encontrado, porém ao checarem os veículos e a garagem os policiais encontraram diversos produtos relacionados ao tráfico, munições e carregadores de armas. Os veículos na garagem, uma GM Pick up Corsa, um Fiat Palio e uma BMW F-800, nenhum deles tinha queixa de roubo, porém no Corsa foi localizada uma grande quantidade de drogas e munições.

Foram apreendidos:

- 6 carregadores de 762 sem numeração;

- 445 munições de calibre 556;

- 236 munições de calibre 762;

- 35 anestésico humano (fentanila);

- 13 anestésico animal ( kentanina);

- 20 pacotes de aproximadamente 1kg cada de cocaína;

- 7.600 kg aproximadamente de cocaína a granel;

- 10 tijolos de cocaína com aproximadamente 1 kg;

- 14.749 eppendorfs de cocaína;

- 61 sacolés de cocaína;

- 6.240 pedras de crack;

- 571 papelotes de maconha;

- 122.700 eppendorfs vazios;

- 1 balança de precisão;

- 1 par de placas (BJE -0041);

- 1 pistola Taurus Preta 638, calibre 380 com um carregador e 10 munições intactas.


A arma constou como pertencente à prefeitura municipal de Osasco, com ocorrência de extravio registrada em 22/12/2019, no 10º DP de Osasco.


O veículo foi apreendido e conduzido ao DP de Cotia, onde a autoridade policial, o delegado Dr. José Marques Dirão solicitou perícia no local.


O caso foi registrado como Homicídio (art. 121) - Morte decorrente de intervenção Policial;

Porte ilegal de arma de fogo de uso permitido (Art. 14) e Posse ou porte ilegal de arma de fogo de uso restrito (Art. 16) - (L 10826/03 - Estatuto do Desarmamento); e Resistência (art. 329).


Atenderam a ocorrência as equipes das viaturas do 6º Pelotão do 5º BAEP, com apoio da Unidade de Resgate do Corpo de Bombeiros, UR-18213.

5.012 visualizações
bottom of page