top of page

Cotia: Inscrições abertas para diversas oficinas culturais que acontecem em junho


As vagas são limitadas e as oficinas serão ao vivo com transmissão on-line.

 

Estão abertas as inscrições para diversas oficinas culturais gratuitas. A iniciativa é realizada pelo “Pontos MIS” e conta com o apoio da Secretaria de Cultura e Lazer de Cotia. As vagas são limitadas e as oficinas serão ao vivo com transmissão on-line. Para se inscrever é preciso acessar os links abaixo.


Inscrições oficinas Pontos MIS

PROJETO Oficina A direção de arte em cena com Maria Cecília

7 a 11 de junho, segunda a sexta

Ingresso: Gratuito – 50 vagas para cada cidade Duração: 2h Classificação: A partir de 15 anos Público-alvo: Estudantes interessados na área e participantes de grupos coletivos de audiovisual. Horário: Segunda a Sexta - 16h às 18h

A cada semana uma oficina será realizada ao vivo na plataforma zoom.

Sobre a oficina

O curso irá introduzir os principais conceitos e características que fazem parte do trabalho do diretor de arte em uma produção audiovisual de um curta, média ou longa metragem, a partir da análise e decupagem da direção de arte de grandes produções cinematográficas em paralelo com a análise e decupagem da direção de arte de produções audiovisuais independentes, como curtas e médias metragens. Apresentando a análise de produções como: a trilogia O Senhor dos Anéis, o filme Alice no País das Maravilhas; a minissérie: Hoje é dia de Maria; a novela: Meu pedacinho de chão, a média metragem: A Cartomante, entre outras produções.

Objetivo

· Introduzir os principais conceitos e características que envolvem a direção de arte de um filme ou outro tipo de produção audiovisual;

· Apresentar referências e análises de obras cinematográficas e produções independentes;

· Apresentar análises e modelos de decupagem de roteiro para criação de conceito artístico;

· Apresentar indicação de bibliografias da área para leitura posterior;

· Contribuir para o desenvolvimento criativo dos participantes, gerando discussões e reflexões acerca das temáticas apresentadas.

Sobre a professora

Maria Cecília Amaral é figurinista, diretora de arte, artista educadora e pesquisadora. Investiga atualmente processos de criação no traje de cena contemporâneo, Mestranda em Artes Cênicas pela Universidade de São Paulo, tem formação acadêmica em Design de Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e é pós-graduada em Cenografia e Figurinos pelo Centro Universitário Belas Artes e em Arte educação pela FAINC. Atua como Diretora de Arte e Figurinista do Coletivo de Cinema Transformar desde 2010, e também com a produção de arte e figurino para outros grupos e companhias da cidade de São Paulo. Responsável pela direção de arte e figurinos da série O Processo, da web série Trailers do Cotidiano e dos Filmes: Sonhos de Liberdade, A Igreja do Diabo, A cartomante, entre outros trabalhos audiovisuais. Atuou como figurinista de espetáculos teatrais para diversas companhias e escolas, entre elas: Tricotando Palavras e Canções, Companhia Abapuru, Núcleo de Teatro Contando Histórias, Escola Nacional do Teatro, Escola de Atores Wolf Maya, entre outras.

PROJETO Bate-papo de Cinema Pontos MIS | UMA GAROTA CHAMADA MARINA

12 de junho, sábado AO VIVO Data:

· Bate-papo ao vivo no dia 12 de junho às 18h no canal do MIS Youtube.

· Filme disponível às 11h do dia 10/06 a 12 /06.

Link de inscrição: https://forms.gle/HubfnCYdH7wrDBH67 Ingresso: Gratuito Classificação: 12 anos Sessão em Parceria com SPCINEPLAY e Festival MIX BRASIL

Uma Garota Chamada Marina (dir. Candé Salles; documentário; 68 min; cor; 2019; 12 anos).

Documentário musical retrata a trajetória musical da cantora e compositora brasileira Marina Lima. Com mais de 40 anos de carreira, o longa metragem inclui imagens inéditas do acervo privado da artista, registros de ensaios, gravações e shows, principalmente do disco Clímax, entre outros.

PROJETO Oficina Stop Motion | Animação em casa com Marta Russo

14 a 18 de junho, segunda a sexta

AO VIVO Ingresso: Gratuito. 50 vagas por cidade Duração: 2h Classificação: Livre. Recomendado para crianças a partir de 7 anos Público-alvo: Interessados em conhecer os princípios básicos da animação stop motion (iniciantes) e professores. Horário: Segunda a Sexta - 16h às 18h

Sobre a oficina Quem já assistiu a filmes como A Fuga das Galinhas, Coraline, Noiva Cadáver ou As Aventuras de Shaw, o Carneiro deve ter percebido que esses filmes despertam um certo fascínio, não só pelas histórias, mas principalmente pela técnica utilizada na produção dessas animações: o stop motion.

O stop motion é uma técnica de animação que permite animar objetos através de uma sequência de fotos tiradas de um mesmo ponto onde o objeto é movido em diferentes posições possibilitando assim a ideia de movimento. Isso se dá devido ao fenômeno da Persistência Retiniana que provoca em nosso cérebro a ilusão do movimento contínuo. Objetivo A oficina pretende introduzir o participante na arte do stop motion transmitindo os conhecimentos básicos da animação. Os participantes conhecerão todas as etapas do processo de criação de um filme de curta duração de animação stop motion, desde a elaboração do roteiro, storyboard, desenvolvimento e criação de personagens, criação de cenários, fotografia (quadro a quadro), edição de imagens, sonorização.

Cada participante realizará um filme de animação de no máximo 1 minuto que será enviado posteriormente para o Pontos Mis.

Sobre a professora

Marta Russo é formada em Comunicação Visual pela Universidade Mackenzie. Pós-graduada em Educomunicação: Comunicação, Educação e Mídias pela Escola de Comunicação e Artes da USP. Cursou Jornalismo e Políticas Públicas/ USP – ANDI (Agência Nacional dos Direitos da Infância).

Ministra há 6 anos as oficinas de animação stop motion do Programa Pontos MIS (Museu da imagem e do som). Formadora de Produção Audiovisual (stop motion) e Educação Midiática para professores da rede municipal de São Paulo. Coordenou Oficina de Animação na Kinoforum (Mostra Internacional de Curtas Metragens). Coordena Oficinas de Vídeo e Animação stop motion em escolas, SESCs e Pontos de Cultura. Participou do Congresso Internacional de Direitos da Infância (Espanha) apresentando trabalho sobre stop motion "Protagonismo, Comunicação e Ludicidade".

PROJETO Bate-papo de Cinema Pontos MIS | LEMBRO MAIS DOS CORVOS

19 de junho, sábado

AO VIVO Data:

· Bate-papo ao vivo no dia 19 de junho às 18h no canal do MIS Youtube.

· Filme disponível às 11h do dia 17/06 a 19/06.

Link de inscrição: https://forms.gle/4v87u17kg96U1JLa8 Ingresso: Gratuito Classificação: 14 anos Sessão em Parceria com SPCINEPLAY e Festival MIX BRASIL

Lembro Mais dos Corvos (dir. Gustavo Vinagre; documentário; 80min; cor; 2018; 14 anos).

Documentário que aborda como Júlia, atriz transexual, conta histórias para enfrentar uma noite de insônia.

PROJETO Oficina Fotografia | Conexões Fotográficas - com Natália Tonda

21 a 25 de junho, segunda a sexta

AO VIVO Ingresso: Gratuito. 50 vagas por cidade Duração: 2h Classificação: A partir de 16 anos Público-alvo: Fotógrafos amadores e profissionais, artistas e interessados no assunto Horário: Segunda a Sexta - 19h às 21h

Sobre a oficina

Breve panorama da fotografia moderna brasileira à contemporânea, a fotografia expandida no campo das artes plásticas. Uma reflexão da fotografia além do campo comercial, voltada para análise e discussão de ensaios fotográficos, questões técnicas e estéticas. O objetivo é apresentar artistas e trabalhos, que possibilitam a compreensão da trajetória da fotografia brasileira e estabelecer suas conexões no campo das artes plásticas. A oficina será dividida em dois blocos de apresentação de artistas. No primeiro bloco, será apresentado os fotógrafos do Foto Cine Clube Bandeirantes, os fotógrafos da fase moderna na fotografia brasileira. E no segundo bloco, será apresentado nomes da fotografia contemporânea e da fotojornalismo atual. Teremos 15 minutos de discussão entre os participantes e uma proposta de atividade. Será aconselhado ao participante postar em sua conta no Instagram e marcar o Pontos MIS para podermos vero resultado da atividade proposta.

Objetivo O objetivo desta oficina é expandir o conhecimento do participante em relação a história da fotografia brasileira. No campo das artes, a fotografia é quase um mistério para o grande público. Muitos relacionam (ainda) a fotografia somente como registro de tempo. A ideia é mostrar artistas que revolucionaram e revolucionam o campo da fotografia atual: suas obras, questionamentos, engajamentos e possibilidades dentro do campo das artes.

Sobre a professora

Natália Tonda, fotógrafa de formação, realiza oficinas de fotografia analógica e digital. É professora de fotografia na Escola Vera Cruz (São Paulo, SP) e atua como oficineira no projeto Pontos MIS, do Museu da Imagem e do Som, em São Paulo. Atuou como produtora nos seminários do MASP (São Paulo, SP). Trabalhou como fotógrafa da 29º Bienal de Artes de São Paulo, também trabalhou com produção cultural na exposição “Em nome dos Artistas” – Bienal de São Paulo, e na Ação Educativa do Instituto Tomie Ohtake.

Atualmente ministra oficinas e cursos de fotografia, além de atuar como freelancer e assessora em projetos fotográficos e cinematográficos.

PROJETO Bate-papo de Cinema Pontos MIS | TUPINIQUEENS

26 de junho, sábado

AO VIVO Data:

· Bate-papo ao vivo no dia 26 de junho às 18h no canal do MIS Youtube.

· Filme disponível às 11h do dia 24/06 a 26/06

Link de inscrição: https://forms.gle/W93fM5duViVXN9b59 Ingresso: Gratuito Classificação: 12 anos

Sessão em parceria com Festival MIX BRASIL

Tupiniqueens (dir. João Monteiro; documentário; 1h19min; cor; 2015; 12 anos).

O documentário acompanha a vida de dezenas de drag queens em São Paulo, como Malonna Queenie, Glória Groove e Márcia Pantera, além de convidadas internacionais como Adore Delano e Latrice Royale. Cada uma delas explica as motivações para criar uma drag, detalhando o processo criativo e o gesto político decorrente da presença das drags na noite paulistana.

PROJETO Oficina A transformação dos monstros no cinema: Das criaturas clássicas ao horror humano com Carlos Primati

28 de junho a 02 de julho, segunda a sexta

AO VIVO

Ingresso: Gratuito. 50 vagas por cidade

Duração: 2h

Classificação: A partir de 16 anos

Público-alvo: Pessoas interessadas em filmes de terror em geral, em personagens da literatura, teatro, cinema e folclore, ou em monstros clássicos do cinema e a construção imagética e psicológica dessas criaturas arquetípicas. Horário: Segunda a Sexta - 15h às 17h

Sobre a oficina

Os filmes de horror, desde os primórdios do cinema, se valeram da imagem impactante dos “monstros”, baseando-se em criações literárias e em montagens teatrais, em que Drácula, Frankenstein, O Médico e o Monstro e O Fantasma da Ópera, entre outros, assombravam e intrigavam as plateias com representações visuais de criaturas sobrenaturais ou as consequências malignas da ciência mal aplicada. Outros seres do além, ou de regiões desconhecidas e misteriosas – como lobisomem, doppelgänger, fantasma etc. – se juntaram à galeria com o passar dos anos, vindos do folclore e da tradição oral. O autor francês Victor Hugo propôs uma quebra na tradição ao tornar o monstro digno de empatia – pessoas fisicamente grotescas, mas de bom coração, como O Corcunda de Notre Dame e O Homem Que Ri, e o cinema também adotou essa abordagem, chegando a casos extremos, como o filme Freaks, de 1932. O moderno cinema de horror é marcado por outra quebra de paradigma, quando Alfred Hitchcock realizou Psicose, em 1960, no qual apresenta um assassino psicopata jovem, bonito, carismático, tímido e (aparentemente) inofensivo. O monstro nas telas se torna o próprio ser humano, cuja maldade parece sem limite, seja ele da ficção (Leatherface, Michael Myers, Hannibal Lecter) ou inspirado em assassinos do mundo real (Ted Bundy, Jeffrey Dahmer, John Wayne Gacy). Contando com 100 anos de monstros nas telas, os filmes de horror continuam impactando com suas criações que despertam nosso medo e fascínio, ao mesmo tempo em que nos desafiam a compreender a origem da maldade.

A palestra pretende fornecer material para reflexão sobre o tema, discutir “o que é o monstro”, e também apresentar um repertório para se apreciar esse tipo de obra sob perspectivas diferentes.

Objetivo A proposta da palestra é demonstrar como a representação de diferentes criaturas assustadoras nas telas, desde os clássicos monstros sobrenaturais até seres humanos de comportamento irracional, ajudam a compor um complexo panorama sobre a noção de bem e mal, bonito e feio, natural e sobrenatural, nos levando a refletir sobre o que é “monstruoso”. A partir da palestra, a intenção é que o participante adquira uma visão mais ampla sobre o tema e com bagagem para ver esses filmes sob ângulos mais complexos, ou desenvolva suas próprias pesquisas e estudos dentro do tema.

Sobre o professor

Carlos Primati é pesquisador de cinema fantástico, crítico, editor, tradutor e professor de cursos livres. Ministrou diversos cursos pelo MIS-SP (Museu da Imagem e do Som), abordando temas como Expressionismo Alemão, Alfred Hitchcock, História do Horror, Ficção Científica da Década de 1950, Horror no Cinema Brasileiro e Zé do Caixão. Também colaborou com a exposição sobre Hitchcock no MIS e integra a equipe de oficineiros do Pontos-MIS há alguns anos, inicialmente com viagens presenciais e, a partir de 2020, com criação de conteúdo para o canal do projeto no YouTube.

Foto: Reprodução Youtube


22 visualizações
bottom of page