top of page

Cotia intensificou ações de prevenção de enchentes. População deve colaborar

O descarte irregular de resíduos sólidos é crime ambiental e a população pode denunciar pelo 0800-878 1100

 

Desde os últimos meses de 2023 até o momento, a cidade de Cotia registrou diversos episódios de chuvas volumosas. Situação que causa transtornos na vida dos moradores, como alagamentos, enchentes, quedas de árvores, entre outros.


As Secretarias de Obras e Infraestrutura Urbana e de Defesa Civil intensificaram as ações de prevenção aos impactos negativos causados pelas fortes chuvas, como: limpeza de bueiros, ampliação da drenagem urbana, limpeza de ruas, desassoreamento de córregos, entre outros. No entanto, a quantidade de lixo, entulho e móveis descartados de forma irregular potencializa ainda mais o impacto das fortes chuvas, pois dificultam o escoamento pluvial.

Equipes da Prefeitura estão diariamente em diversos pontos da cidade com ações preventivas, além de ações emergenciais. Parte dos trabalhos é realizada por meio de máquinas, tratores, caminhões e, em muitos casos, a limpeza precisa ser feita manualmente. De acordo com a Secretaria de Obras e Infraestrutura Urbana, de novembro de 2023 até o momento, mais de 30 córregos foram desassoreados.

 

Além do assoreamento causado por terra, galhos e vegetação arrastados pela água, as equipes retiram muito lixo, entulho, móveis e outros objetos que são descartados de forma irregular nas ruas e nos córregos. “Descarte irregular de lixo e entulho é crime ambiental. Uma pessoa que comete este crime age com potencial de prejudicar um bairro inteiro. Quem vir este tipo de crime, deve denunciar”, disse Agnaldo Gomes, Secretário do Verde e do Meio Ambiente de Cotia.

 

Denúncias

A Lei Municipal 1.151/2001 tipifica como crime ambiental o descarte irregular de resíduos sólidos no município. Denúncias podem ser feitas para a Secretaria de Verde e do Meio Ambiente, pelo telefone 0800-878-1100, ou diretamente para a Guarda Civil Ambiental 153. O ideal é que a denúncia seja feita assim que o crime estiver sendo cometido para aumentar as chances de flagrante.

 

 Entre algumas das ações preventivas realizadas estão:

  • Desassoreamento de mais de 30 córregos

  • Limpeza e roçagem em ruas e em travessas

  • Limpeza em margens de córregos

  • Desobstrução de galerias pluviais

  • Ampliação da infraestrutura de drenagem

  • Limpeza de piscinões

  • Desobstrução de tubulações

19 visualizações

Comments


bottom of page