top of page

Cotia: Prefeitura e CMDCA realizam ‘webnário’ sobre o enfrentamento do trabalho infantil


Evento acontecerá na quinta-feira (11/06) e marcará o Dia Mundial contra o Trabalho Infantil, lembrado no dia 12

 

Está marcado para quinta-feira (11/06), a partir das 19h30, um Seminário na Web para debater o tema “Trabalho Infantil na Sociedade”. O evento será realizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e pela a Secretaria de Desenvolvimento Social de Cotia. O ‘webnário’ será transmitido pela ferramenta ZOOM e o link da transmissão será enviado a interessado mediante inscrição pelo link  https://forms.gle/w2RH7fVLmXTndjDj7. Todos participantes receberão certificado.


Especialistas debaterão sobre políticas públicas de enfrentamento ao trabalho infantil que, segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), em 2016, ainda vitimava 152 milhões de crianças com idade entre 5 e 17 anos, no mundo, quase metade estavam em trabalho perigoso, sendo que 19 milhões tinham menos de 12 anos de idade.


No Brasil, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), por meio da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), publicada em 2015, dá conta de que há 2,7 milhões de crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil no país. “O trabalho infantil é ilegal e priva crianças e adolescentes de uma infância normal, impedindo-os, não só de frequentar a escola e estudar normalmente, mas de desenvolver de maneira saudável todas as suas capacidades e habilidades”, disse Francisco Luiz Gomes, da comissão de políticas públicas do CMDCA.


O ‘webnário’ é voltado para educadores, profissionais que atuam diretamente com crianças e adolescentes, estudantes de direito, assistência social e outras áreas, além do público em geral. “O dia 12 de junho é uma data simbólica para um enfrentamento que tem que durar o ano todo. Só construímos uma sociedade mais justa e representativa a muitas mãos e, portanto, precisamos da participação de todos”, avaliou Gilmar Almeida, gestor de Cultura de Cotia e integrante do CMDCA.

Dia Mundial contra o Trabalha Infantil

O dia 12 de junho foi instituído pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) como o Dia Mundial contra o Trabalho Infantil, em 2002, ano da apresentação do primeiro relatório global sobre o trabalho infantil na Conferência Internacional do Trabalho. No Brasil, o 12 de junho foi instituído como Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil pela Lei Nº 11.542/2007.

Serviço

Seminário na Web “Trabalho Infantil na Sociedade”

Dia 11 de junho, às 19h30

Palestrantes: Francisco Luiz Gomes (Comissão de Políticas Públicas CMDCA Cotia) | Heloiza Moura (Graduada em Serviço Social – FAPSS, Especialista em Gestão Integrada – Senac, Gestão da Diversidade e Inclusão nas Organizações, PUC-SP) | Luciana Oliveira (Graduada em Psicologia – FMU, Licenciada em Pedagogia – Unip, Especialista em Neuropsicologia – USP)

Inscrição obrigatória: https://forms.gle/w2RH7fVLmXTndjDj7

Evento Gratuito

Livre

21 visualizações
bottom of page