Cotia: Saúde registra aumento na evasão da 2ª dose contra a Covid-19 e faz alerta à população


Cidade chegou a 6.369 pessoas com a vacinação inconclusa, um aumento de 7% em relação ao início do mês.

A Secretaria de Saúde de Cotia faz um alerta à população de Cotia que tomou apenas a 1ª dose da vacina contra a Covid-19 e está com a 2ª atrasada: apenas com as duas doses do imunizante (exceto para quem recebeu a Janssen – dose única) o esquema vacinal estará concluído e será possível alcançar a margem de proteção apontada em estudos realizados por cada um dos laboratórios fabricantes das vacinas. O alerta é feito exatamente no momento em que a cidade chega a 6.369 pessoas com a vacinação inconclusa, um aumento de 7% em relação ao início do mês.


A maioria dos atrasados, de acordo com levantamento da própria Secretaria de Saúde, é da Coronavac (4.007), seguida da Astrazeneca (2.127) e da Pfizer (235). O atendimento de vacinação foi descentralizado e a população pode completar o esquema vacinal na Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência. “Os estudos realizados pelos fabricantes das vacinas mostraram a necessidade das duas doses, é importante que a população tenha esta consciência”, alertou a Secretaria de Saúde.


Para receber a 2ª dose não é preciso fazer agendamento, basta ir à UBS com documento oficial com foto e CPF e o cartão de vacina que comprova a 1ª dose recebida em Cotia, qualquer dia da semana, exceto no caso da Coronavac que as UBS’s atendem conforme tabela abaixo.


Nessa quarta-feira (22/09), o Governo do Estado informou que a 2ª dose da Pfizer está sendo antecipada de 12 para 8 semanas [saiba mais em https://cotia.sp.gov.br/secretaria-municipal-de-saude/].

2ª dose da vacina contra Covid-19

Onde: Em todas as UBS’s

Sem agendamento

Apresentar: documento oficial com foto e CPF e cartão da 1ª dose recebida em Cotia

Escala de 2ª dose Butantan/Coronavac nas UBS’s

Demais imunizantes de segunda a sexta-feira nas UBS’s



28 visualizações