Cotia lança Canal de Atendimento e Amplia Plano de Ação junto às pessoas em situação de rua


População poderá enviar mensagem por Whatsapp para o número 9 6300-7500 para notificar pessoas nesta condição. Abordagem será feita por equipe técnica

Nesta semana, a Secretaria de Desenvolvimento Social de Cotia ampliou o Plano de Ação para Atendimento às Pessoas em Situação de Rua. O objetivo é intensificar as abordagens com o intuito de conscientizar esta população acerca dos direitos e garantias que possuem, além de fazer encaminhamento para serviços municipais, como o Centro Dia, Acolhimento Institucional per noite e atendimento em saúde, respeitando o direito constitucional de ir e vir de cada indivíduo. Neste Plano, a SDS espera contar com o apoio da população e, para isso, disponibilizou o número de Whatsapp (11) 9 6300-7500 para que o cidadão possa informar sobre a localização e a condição da pessoa em situação de rua flagrada em seu caminho.


Para notificar sobre uma pessoa em situação de rua, basta enviar uma mensagem para o número do Canal de Atendimento com a mensagem ‘Olá’, a partir daí, ela receberá uma resposta sobre como proceder para passar as informações para a Secretaria de Desenvolvimento Social. “Será enviada uma mensagem automaticamente com as opções de serviços sociais, a opção 9 é a opção para quem quer notificar pessoa em situação de rua”, explicou Mara Franco.


Equipes da SDS já fazem esta busca ativa, periodicamente, mas com a ampliação prevista no Plano de Ação, a participação da sociedade será fundamental. “Desde o dia 15/06 vamos reforçamos as abordagens, as diligências também acontecerão no período da noite, que é quando este público é mais facilmente encontrado”, destacou Mara Franco, Secretária de Desenvolvimento Social.

Ao fazer o contato com a Secretaria, o cidadão informará o endereço, a situação em que se encontra a pessoa, entre outros. Na abordagem, a pessoa em situação de rua será convidada a ir para o Centro Dia ou para o Acolhimento Institucional modalidade per noite. “As noites começarão a ficar mais frias e essa população fica muito vulnerável. Some-se a isso, os riscos e exposição à pandemia do novo coronavírus”, disse Mara Franco. Em algumas abordagens, a SDS conta com a participação da Secretaria de Saúde.

Por conta da pandemia, inclusive, a SDS realizou uma ação específica de conscientização e distribuição de kits de higiene. “A Operação Desinfecção da Prefeitura também conta com as pias de higienização das mãos, com água e sabão, em pontos estratégicos, pois o foco principal destas pias é exatamente a população em situação de rua”, destacou a secretária.

Rede atendimento e proteção

Em Cotia, a Prefeitura oferece uma rede de atendimento e proteção às pessoas em situação de vulnerabilidade social. Além do Centro Dia, onde a pessoa em situação de rua pode se alimentar, tomar banho, lavar os seus pertences e participar de oficinas e acessar serviços sociais. Há também o Acolhimento Institucional per noite e o atendimento do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS).

Mapeamento da população em situação de rua

Dados da Secretaria de Desenvolvimento Social mostram que, atualmente, trinta e sete pessoas estão em situação de rua. Os números mostram ainda que 97% são do sexo masculino e que 89% possui documento de identificação. O levamento da Secretaria mostra ainda, 43% tem idade entre 30 e 44 anos e 35% tem Ensino Fundamental incompleto.