top of page

Cotia sedia primeiro Centro de Referência Indígena da região

Local já é considerado novo Ponto de Cultura da cidade e quer resgatar a história dos povos originários que vivem em Cotia. Em princípio, o local não está aberto para visitação

 

A chegada do Ano Novo Indígena (Bati), no último dia 5 de junho, que coincidiu com início das celebrações juninas, ficou marcada em Cotia pela abertura do Centro de Referência de Memória, Cultura e Retomada Indígena de Cotia, o primeiro da região, que pretende resgatar as memórias dos povos originários. Em princípio, o local não está aberto para visitação.

 

 “O centro de Referências surgiu para termos um espaço de convivência, de acolhimento entre parentes, de registro da memória, cultura, de resistência, retomada ancestral, recuperação do modo de vida”, explicou o idealizador do projeto, Eduardo Karaí Jeguaka, cuja ancestralidade é um misto de Guarani (povos que viviam em Cotia) e Kariri (da região do nordeste).

Inicialmente, o Centro de Referência funciona na residência de Karaí, no distrito de Caucaia do Alto, e atenderá exclusivamente a comunidade indígena. De acordo com dados do último censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 314 pessoas se autodeclararam indígenas na cidade.

 

“Queremos saber quem são, onde vivem, quais povos?”. Karaí aproveita para fazer um chamado aos parentes:  “Venham, vamos conversar, queremos ouvir tua história, queremos que todos venham fazer parte desse coletivo”, concluiu.

 

A Secretaria de Cultura de Cotia reconhece o local como novo Ponto de Cultura da cidade e, com isso, poderá participar de editais de fomento à cultura dentro e fora da cidade, como por exemplo, do Plano Nacional Aldir Blanc (PNAB).

 

O Secretário de Cultura, Gilmar José de Almeida, colocou a secretaria à disposição do coletivo e adiantou que, além de auxiliar na preservação da cultura e da memória dos povos originários da cidade, a pasta irá dar visibilidade ao projeto, promovendo encontros e discussões temáticas.  “A partir daí poderemos ter um diagnóstico para a promoção de políticas públicas específicas para comunidade indígena”, comentou o Secretário.

 

Qualquer morador da cidade que se identifique como indígena de qualquer etnia pode procurar o Centro de Referência por meio de mensagens no perfil do Instagram @centroderefereciaindigenacotia ou pelo whatsApp da Secretaria de Cultura de Cultura: 94130-2797.

Comments


bottom of page