top of page

Cotia sediará a 5ª rodada do Campeonato Paulista de Vôlei Sentado


Evento, com entrada gratuita, acontece no dia 19/08


Como parte da programação da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla de 2023, Cotia sediará a 5ª rodada oficial do Campeonato Paulista de Vôlei Sentado (adaptado para pessoas com deficiência), categoria "Master Rede", no sábado (19/08), a partir das 9h. Estarão na quadra as equipes SESI (Fem.) SESI (B), ADD, S. José Athlon e Clube Paulistano para as partidas que acontecerão na E.M Geraldo Gonçalves dos Santos, localizada na avenida Antônio Mathias de Camargo, 420, Centro. A entrada é gratuita.

"Sediar eventos acessíveis e inclusivos é mais uma iniciativa que vem somar aos nossos projetos sociais que contemplam as pessoas com deficiência, entre eles, a emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Espectro do Autista, Cordão de Girassol, aparelhos auditivos e a assinatura do Acordo de Cooperação com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) para capacitar profissionais de educação física da rede municipal. Nosso objetivo é promover e garantir a inclusão de pessoas com deficiência tornando os protagonistas de suas próprias histórias", declarou a Secretária de Desenvolvimento Social, Mara Franco.

O evento conta com o apoio da Prefeitura de Cotia, por meio das secretarias de Desenvolvimento Social, dos Direitos Humanos, Cidadania e Mulher, de Educação, além do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDDPcD) e da organização da Federação Paulista de Voleibol para Deficientes.

"Trazer o Campeonato Paulista de Vôlei Sentado é uma maneira de mostrar à sociedade sobre as possibilidades e protagonismo das pessoas com deficiência. O esporte é uma ferramenta de inclusão. Para que esse evento aconteça de forma respeitosa, alegre e com responsabilidade o CMDDPcD se conectou com várias secretarias municipais que quebraram barreiras e somaram forças para esse acontecimento. Também estamos tendo apoio de pessoas e empresas que entenderam a sua importância. Agora, chegou o momento de convidar a sociedade a participar e torcer para o sucesso de todos", afirmou a presidente do CMDDPcD, Sonia Esplendor.

Sobre o vôlei sentado

O vôlei sentado é uma modalidade do esporte que foi adaptada para pessoas que possuem algum tipo de deficiência física relacionada à locomoção. No entanto, ele também pode ser praticado por todas as pessoas, inclusive nas aulas de educação física nas escolas. Isso porque o vôlei sentado melhora a saúde física, os reflexos, a agilidade e a coordenação motora. Além disso, é um esporte muito divertido que ajuda a diminuir a ansiedade e as dores musculares.


Foto: Divulgação CPB

13 visualizações

Comments


bottom of page