Cotia segue com ações de enfrentamento e prevenção ao coronavírus


Distribuição de máscaras e a desinfecção de ruas, área comerciais e residenciais estão entre as medidas adotadas para proteger a população

A Prefeitura de Cotia, por meio das secretarias de Saúde, Obras e Serviços Urbanos, Desenvolvimento Social, entre outras, segue com as ações de enfrentamento e prevenção ao coronavírus. As medidas envolvem a distribuição de máscaras de tecido lavável para a população, distribuição de kits de higienização para pessoas em situação de rua, disponibilização de pias de higienização das mãos em pontos estratégicos da cidade, material informativo por meio de painéis e cartazes, desinfecção de ruas, calçadas, praças, passarelas, entre outros. Além disso, o Centro de Combate e Referência ao Coronavírus (hospital de campanha), construído pela Prefeitura, já atendeu mais de oito mil pessoas com suspeita ou confirmação da Covid-19.

Com obrigatoriedade do uso de máscaras em locais compartilhados, a equipe da Secretaria de Indústria e Comércio visitou os principais pontos comerciais da cidade para conversar e orientar os responsáveis sobre o controle de acesso aos seus estabelecimentos e sobre a exigência do uso de máscaras por parte de seus clientes. Cartazes também foram afixados em locais visíveis dos estabelecimentos.

Diariamente, as equipes da Operação Desinfecção percorrem os bairros fazendo a higienização de pontos com grande movimentação de pessoas. O cloro diluído na água - em quantidade segura para as pessoas e animais - é borrifado em regiões com concentração de comércios, quanto em bairros adensados, onde o risco de disseminação do vírus é ainda maior.


As ações da Prefeitura e a colaboração da população serão fundamentais para desacelerar as confirmações de casos da doença.


Nesta quarta-feira (15/07), a cidade contabiliza 2.211 confirmações da Covid-19 e 120 óbitos.