top of page

Cotia: Seis pessoas em situação de rua foram acolhidas com a criação do Canal de Atendimento


Qualquer pessoa pode ajudar no trabalho de abordagem e atendimento a este público. Basta enviar uma mensagem por Whatsapp para 9 6300-7500 e informar a localização de pessoas nesta condição

 

A Prefeitura de Cotia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), reforçou o Plano de Ação junto a pessoas em situação de rua. O serviço foi intensificado no período noturno, que é quando as pessoas nesta condição são mais facilmente encontradas. Na última semana, por exemplo, as equipes passaram por diversos pontos da cidade, tanto em Cotia quanto em Caucaia do Alto e, dos 18 abordados, seis aceitaram o convite e concordaram em ir para o serviço de Acolhimento Restaurando Vidas. Eles foram levados para lá, pela equipe do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e pela equipe do próprio Acolhimento.


Os locais visitados pela equipe foram as passarelas do Extra e do km 31,5 (sentido São Paulo), Retorno do 32, UPA Atalaia, Cotia Hall ( antigas dependências), Praça do Jardim Sabiá e em frente ao Banco do Brasil, no centro de Cotia, e Terminal Rodoviário, Km 39 (nas proximidades do Habib's) e Jardim Japão, em Caucaia. De acordo com o relatório das abordagens, as pessoas localizadas nas ruas têm idade entre 20 e 80 anos e a maioria têm histórico de uso de álcool e drogas.

“O trabalho feito pela equipe do CREAS é permanente, respeitando a legislação, o direito da pessoa em situação de rua, mas sempre que conseguimos convencer e levar alguém para atendimento, é uma grande vitória”, descreveu Mara Franco, secretária de Desenvolvimento Social.


Para auxiliar no direcionamento das abordagens, a SDS lançou um Canal de Atendimento, via Whatsapp, para que qualquer pessoa possa notificar a localização de uma pessoa em situação de rua. Basta enviar uma mensagem com um ‘olá’, para 9 6300-7500. A mensagem será respondida com um menu de opções de atendimento, basta responder com o número “9” e informar a localização da pessoa.


De acordo com a SDS, seis pessoas que foram abordadas na última semana já foram indicadas pela população por meio do Canal de Atendimento.

Mapeamento da população em situação de rua

Dados da Secretaria de Desenvolvimento Social mostram que, atualmente, trinta e sete pessoas estão em situação de rua. Os números mostram ainda que 97% são do sexo masculino e que 89% possui documento de identificação. O levantamento da Secretaria mostra ainda, 43% tem idade entre 30 e 44 anos e 35% tem Ensino Fundamental incompleto.

Rede atendimento e proteção

Em Cotia, a Prefeitura oferece uma rede de atendimento e proteção às pessoas em situação de vulnerabilidade social. Além do Centro Dia, onde a pessoa em situação de rua pode se alimentar, tomar banho, lavar os seus pertences e participar de oficinas e acessar serviços sociais. Há também o Acolhimento Institucional Projeto Restaurando Vidas pernoite, o atendimento do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS).

Crédito das fotos: Alexandre Rezende


97 visualizações
bottom of page