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Cotia tem inscrições abertas para oficinas


Oficinas ‘Animação Stop Motion – Origami’ e ‘A caracterização no Teatro Japonês: NÔ e KABUKI’ são gratuitas.

 

Estão abertas as inscrições para diversas oficinas ‘Animação Stop Motion – Origami’ e ‘A caracterização no Teatro Japonês: NÔ e KABUKI’ que serão oferecidas gratuitamente e no sistema remoto pelo Pontos MIS (Museu da Imagem e do Som) com o apoio da Secretaria de Cultura e Lazer de Cotia. As informações sobre as oficinas como dias, horários, links de inscrição e público-alvo podem ser conferidas abaixo. As vagas são limitadas. As oficinas serão transmitidas pela plataforma zoom e o link de acesso será enviado para todos que tiverem a inscrição confirmada.

Inscrição oficinas gratuitas Pontos MIS

06, 08 e 10 de setembro - Segunda, Quarta e Sexta

PROJETO Oficina| A caracterização no Teatro Japonês: NÔ e KABUKI com Maria Cecília

Duração: 3 encontros de 2h (6h total)

Classificação: 15 anos

Público-alvo: Interessados no tema

Horário: Segunda - 19h às 21h

Quarta - 19h às 21h

Sexta – 19h às 21h

Link de inscrição:

Sobre a oficina

O curso apresenta uma contextualização sobre a caracterização cênica no Teatro NÔ e KABUKI, importantes manifestações artísticas e teatrais da cultura japonesa. A partir de um panorama histórico sobre o teatro japonês, será apresentado as principais características que compõe a caracterização (figurino, maquiagem, máscaras e demais adereços) do atorem cena no teatro Nô e Kabuki. Serão analisados a caracterização de personagens estudados e a influência do traje de cena do teatro japonês em diversas manifestações artísticas do mundo. Durante o curso os alunos serão convidados e orientados a desenvolverem exercícios práticos de criação de traje de cena e/ou adereços em tamanho miniatura, que serão confeccionadas a partir de técnicas decolagem e dobradura em papel.


Objetivo

· Apresentar um panorama sobre a história e evolução do teatro japonês: Nô e Kabuki;

· Apresentar conceitos e características ligados à caracterização de personagens (figurino, maquiagem, máscaras e demais adereços);

· Apresentar análises da evolução do traje e caracterização de personagens no teatro japonês: Nô e Kabuki;

· Refletir sobre as materialidades, tecnologias e formas empregadas na construção dos trajes analisados;

· Apresentar referências de trajes e adereços confeccionados a partir de materiais e técnicas diversas;

· Orientar os participantes na construção de trajes de cena e/ou adereços a partir de técnicas com papel e dobradura;

· Contribuir para o desenvolvimento criativo dos participantes, gerando discussões e reflexões acerca das temáticas apresentadas.


CRONOGRAMA:

Primeiro encontro

No primeiro encontro será apresentado um panorama da história da caracterização cênica (figurino, maquiagem, máscaras e demais adereços) no Teatro Nô e Kabuki no Japão. Também serão contextualizadas as características e importância do figurino para cena. Os participantes serão convidados a trabalhar na criação de um projeto (croqui) para o figurino proposto.


Segundo encontro

No segundo encontro serão apresentadas referências diversas de obras e produções inspiradas no Teatro Japonês, e de materialidades empregadas na construção de trajes e adereços. Os participantes serão convidados e orientados a trabalhar na construção do figurino/adereço criado, a partir de técnicas que utilizem o papel e a dobradura.

Terceiro encontro

No terceiro encontro trará reflexões sobre a ocidentalização no Teatro Kabuki, que desde o final do século XIX, vem sendo influenciado por produções ocidentais, passando por transformações em sua estética. Durante o encontro também serão compartilhadas as criações realizadas pelos participantes.


Materiais necessários: Papel (craft ou papel sulfite, folha de jornal), material de colorir, tesoura, cola branca.


Sobre a professora: Maria Cecília Amaral é figurinista, diretora de arte, artista educadora e pesquisadora. Investiga atualmente processos de criação no traje de cena contemporâneo. Mestranda em Artes Cênicas pela Universidade de São Paulo, tem formação acadêmica em Design de Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e é pós-graduada em Cenografia e Figurinos pelo Centro Universitário Belas Artes e em Arte educação pela FAINC. Atua como Diretora de Arte e Figurinista do Coletivo de Cinema Transformar desde 2010, e também com a produção de arte e figurino para outros grupos e companhias da cidade de São Paulo. Responsável pela direção de arte e figurinos da série O Processo, da websérie Trailers do Cotidiano e dos Filmes: Sonhos de Liberdade, A Igreja do Diabo, A cartomante, entre outros trabalhos audiovisuais. Atuou como figurinista de espetáculos teatrais para diversas companhias e escolas, ente elas: Tricotando Palavras e Canções, Companhia Abapuru, Núcleo de Teatro Contando Histórias, Escola Nacional do Teatro, Escola de Atores Wolf Maya, entre outras. Dirigiu produções audiovisuais de turmas de formação em oficinas de figurino, cinema e arte no CFCCT (Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes) e no Programa de Iniciação Artística PIÁ. Leciona cursos de formação em figurino desde 2011, passando por diversas instituições culturais, como Casas de Cultura, Centros Culturais, Festival de Inverno da UFSJ, Ongs e para o Programa Pontos MIS (desde 2018). Fez parte da coordenação do Festival de Cinema Curta Literatura (2013) e da Mostra de Cinema Transformar Cine Rafael (2019). Atuou na equipe de jurados do Festival Curta Suzano, na edição de 2020.

13, 15 e 17 de setembro - Segunda, Quarta e Sexta

PROJETO Oficina| Animação Stop Motion - Origami com Marta Russo

Duração: 3 encontros de 2h (6h total)

Classificação: a partir de 10 anos

Público-alvo: Interessados no tema; recomendado para crianças maiores de 10 anos; professores.

Horário: Segunda - 16h às 18h

Quarta - 16h às 18h

Sexta – 16h às 18h

Link de inscrição

Sobre a oficina

O stop motion é uma técnica de animação que permite animar objetos através de uma sequência de fotos tiradas de um mesmo ponto onde o objeto é movido em diferentes posições possibilitando assim a ideia de movimento. Podemos usar vários materiais para se fazer uma animação stop motion; massa de modelar, areia, objetos, papel, silhuetas, etc.

A proposta desta oficina é produzir filmes de stop motion com papel e para isso vamos confeccionar Origamis para a criação de personagens e cenários.

ORIGAMI é uma palavra japonesa composta do verbo dobrar (折り=ori) e do substantivo papel (紙=kami). Significa literalmente, "dobrar papel".

O participante da oficina entrará nesse universo mágico dos origamis onde será possível criar seres e objetos com as dobras geométricas de um pedaço de papel sem ter que cortá-lo ou colar. E depois com uso do celular e aplicativos gratuitos de animação será possível realizar filme de stop motion.


Objetivo

· Proporcionar aos participantes o contato com um elemento importante da cultura japonesa que é a confecção de origamis e suas origens;

· Desenvolver a expressividade artística e de comunicação;

· Promover o protagonismo incentivando os a produzir seus próprios filmes;

· Contribuir para o desenvolvimento de habilidades como: concentração criatividade, planejamento, trabalho em grupo e senso estético;

· Ensinar e proporcionar a participação no processo de realização de um vídeo de animação nas suas etapas principais; roteiro, storyboard, produção, filmagem e edição.


Cronograma Primeira aula:

Será apresentada a técnica do origami; sua origem, um pouco da história e o passo a passo para a confecção dos origamis.

Segunda aula:

Vamos falar sobre a técnica do stop motion: os princípios da animação, brinquedos ópticos, processo de produção e uso do aplicativo gratuito Studio Stop Motion.

Terceira aula:

Edição e finalização (uso de aplicativos de edição de imagens e som).

Sobre a professora: Marta Russo É formada em Comunicação Visual pela Universidade Mackenzie. Pós-graduada em Educomunicação: Comunicação, Educação e Mídias pela Escola de Comunicação e Artes da USP. Ministra oficinas de animação stop motion do Programa Pontos MIS (Museu da imagem e do som). Desde 2001 realiza oficinas de animação em escolas, SESCs, museus e Fábricas de Cultura. Formadora de Produção Audiovisual (stop motion) e Educação Midiática para professores da rede municipal de São Paulo SME. Apresentou trabalho " Stop Motion : comunicação, arte protagonismo e ludicidade " no Congresso Internacional dos Direitos da Criança" Participación, políticas sociales y protección de la infancia -Espanha.

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