top of page

Cotia terá Circuito Ambiental em celebração à Semana Mundial do Meio Ambiente


Programação também terá palestra sobre o ‘Rumo ao Desenvolvimento Sustentável das Indústrias’, no Ciesp. Inscrições: https://acesse.one/PalestraCiesp

Palestra, exposição, plantio, doação de mudas, educação ambiental, caminhada ecológica são algumas das atividades confirmadas na programação do Circuito Ambiental em celebração à Semana Mundial do Meio Ambiente em Cotia. A programação será realizada pela Secretaria do Verde e do Meio Ambiente [veja abaixo].

O Dia Mundial do Meio Ambiente foi instituído pela Organização das Nações Unidas em 5 de junho. O objetivo da ONU é chamar a atenção da população para os problemas ambientais e para a importância e necessidade da ação de todos em favor da preservação do meio ambiente e de seus recursos naturais. “Em Cotia fazemos um trabalho educativo junto à sociedade ao longo do ano. Pessoas de todas as idades são impactadas, desde as crianças, por meio do Projeto Guardião Ambiental Mirim, quanto os adultos, por meio do Pedágio Ambiental, do Cotia Mais Verde, entre outros programas que visam conscientizar sobre o papel de todos na preservação, além de promover a arborização urbana de Cotia”, disse Agnaldo Pereira, Secretário adjunto do Verde e do Meio Ambiente.

A Exposição Ambiental 2023 acontecerá no Centro Administrativo de Cotia (CAC), no Portão, e terá como tema ‘Práticas Ambientais: Caminhos para uma Cidade Sustentável’. A abertura será às 15h do dia 2 de maio com apresentação do Coral ‘Filhos de Buda – Projeto Luminar (Templo Zu Lai)’. “A mostra poderá ser visitada até o dia 7 de maio. Será uma excelente oportunidade para as pessoas conhecerem os projetos ambientais da Prefeitura, muitos deles, com a participação de parceiros”, disse Agnaldo Pereira.

Para o domingo (4/05), está programada uma Caminhada Ecológica com Pique-nique PANCs e doação de mudas de árvores nativas, por meio do projeto ‘Pedágio Ambiental’, a partir das 10h, na Ecofeira no Parque Teresa Maia, na região da Granja Viana.

Serviço:

Circuito Ambiental – Semana Mundial do Meio Ambiente

  • Dia 2/06: Palestra Bioma da Mata Atlântica e Crimes Ambientais (evento na empresa Merck Brasil)

  • Dia 2/06, às 10h: Horta Solidária (CEUC Diego Cristian Bazílio Camargo)

  • Dia 2/06, às 15h: Abertura da Exposição Ambiental 2023 no Centro Administrativo Municipal (CAC) – rua Jorge Caixe, 306, Portão. E apresentação do Coral ‘Filhos de Buda – Projeto Luminar (Templo Zu Lai). 16h45: coquetel de lançamento da exposição

Sobre a exposição: ações e projetos da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, projeto ‘Do Mato para o Prato: elas são as PANCs’, Exemplares de Árvores Nativas e Sementes, material do Museu Catavento sobre ‘Mudanças Climáticas’, Programa Meio Ambiente nas Escolas – Reciclagem de Óleo de Cozinha, Coopernova Cotia Recicla – coleta seletiva, Minhoca Moça – Soluções Ambientais e Compostagem, Central Única das Favelas Organização Social Brasileira (CUFA), Sabesp – maquete saneamento, Vigilância Ambiental – animais peçonhentos

  • Dia 3/06, às 10h: Pedágio Ambiental – doação de mudas nativas e material educativo (em frente ao Restaurante Bom Prato – R. Senador Feijó, 110, centro)

  • Dia 4/06, a partir das 10h: Caminhada Ecológica com Pique-nique PANCs e Pedágio Ambiental (Parque Teresa Maia – R. Felipe Paltronieri - antiga rua Santarém, região da Granja Viana)

  • Dia 5/06, das 9h às 11h e das 13h às 16h: Vacinação antirrábica de cães e gatos com agendamento pelo telefone 4616-6493 (av. Prof. Manoel José Pedroso, 1565, Parque Bahia)

  • Dia 5/06, às 9h30: Palestra ‘Rumo ao Desenvolvimento Sustentável das Indústrias’ (Sede do Ciesp). Inscrições: https://acesse.one/PalestraCiesp

  • Dia 5/06, às 14h: Programa Florindo Cotia – Jardim Urbano (C.E Educacional Danielli Albuquerque Mathias)

  • Dia 6/05, às 9h: Programa ÁrvoreSer – Plantio de Mudas Nativas (Área de Preservação Permanente – Várzea do rio Cotia. Estrada dos Fischer’s, Jd. Sandra)

  • Dia 7/05, às 9h30: Reunião conjunta do Conselho Municipal do Meio Ambiente e Comissão de Meio Ambiente na Câmara Municipal (R. Batista Cepelos, 91, centro)

  • Dia 7/05, às 17h: Encerramento da Exposição Ambiental 2023 no Centro Administrativo Municipal (CAC)

Foto: Vagner Santos

44 visualizações

Comments


bottom of page