top of page

Cotia terá monitoramento de velocidade com radares e lombadas eletrônicas


Primeiro lote com 10 equipamentos está sendo instalado na Estrada de Caucaia e na Av. Roque Celestino Pires.


Por Fau Barbosa

Nos últimos dias, quem passou pela Av. Ivo Mario Isaac Pires, mais conhecida como Estrada de Caucaia, notou alguns postes "diferentes" no percurso. Os postes estão sendo colocados nos locais onde serão instalados os equipamentos de monitoramento de velocidade, mais conhecidos como "Radares".


A reportagem do Portal Viva foi atrás de mais informações sobre a implantação dos equipamentos (de controle de velocidade, de restrição veicular e de vídeo captura), além dos locais onde eles serão instalados.


Contrato

O contrato, no valor de R$14.700.00,00 (quatorze milhões e setecentos mil reais), foi firmado entre a Secretaria de Trânsito de Cotia e a empresa Newtesc Tecnologia (a mesma dos talões eletrônicos de multa que entraram em operação esta semana em Cotia - leia aqui). O prazo de contrato é de 12 meses, podendo ser prorrogado.


No total serão 49 postes e cada poste terá duas câmeras (acomoda até quatro), uma para cada faixa de rolamento.


Nesta primeira fase, está previsto um lote de 10 equipamentos, sendo três lombadas eletrônicas e sete medidores de velocidade. Segundo informações do fiscal do contrato, o agente Reinaldo de Souza, a empresa prometeu entregar os equipamentos em dois meses. Ela também vai fornecer uma sala de monitoramento, cujas imagens poderão ser compartilhadas com o Cecom da Guarda Civil de Cotia por meio de convênio a ser celebrado com o Demutran.


Reinaldo destacou que a implantação dos medidores de velocidades tem o objetivo de salvar vidas, haja vista que a Av. Ivo Mario Isaac Pires vem sendo uma das vias que mais ocorrem sinistro de trânsito, e isso na sua maioria das vezes se dá por conta do excesso de velocidade.


Tecnologia

As câmeras serão do tipo OCR, que filtram os dados de busca (tipo todos os veículos vermelhos que passaram pelo local), além de contar o número de veículos que passam pela via; tirar fotos dos veículos (mesmo sem placa); e acusar veículos produto de furto ou roubo. Também será possível fazer a contagem dos caminhões e verificação dos horários e acesso à áreas restritas de circulação.


Início da operação

O primeiro lote de 10 equipamentos será instalado do km 39 até o centro de Caucaia do Alto, cujo percurso totaliza 9km de extensão (Lembrando que, destes 9km, há 3,3km pertencentes à Vargem Grande Paulista, onde não serão colocados os equipamentos por ser área do município vizinho).


Os equipamentos serão instalados, em ambos os sentidos, na Avenida Ivo Mario Isaac Pires (Estrada de Caucaia) e na Avenida Roque Celestino Pires, no centro. Segundo o Demutran, na maioria dos locais onde já existe lombada, esta será retirada e colocado o radar no lugar.


A velocidade permitida em cada ponto vai variar de 60km/h, 50km/h e 40km/h.

Confira os locais e velocidades permitidas


Radares

Estrada de Caucaia

- Próximo ao nº 1.810 - 60km/h

- Próximo ao nº 2.000 - 40km/h

- Próximo ao nº 2.401 - 40km/h

- Próximo ao nº 7.077 - 40km/h

- Próximo ao nº 7.240 - 40km/h

- Próximo ao nº 7.515 - 50km/h

- Próximo ao nº 8.647 - 60km/h


Av. Roque Celestino Pires

- Próximo ao nº 327 - 50km/h

Lombadas Eletrônicas - 40km/h

- Próxima ao nº 540 da Estrada de Caucaia - 40km/h - em frente ao Santa Paula

- Próxima ao nº 7.240 da Estrada de Caucaia - 40km/h - no Apache

- Próxima ao nº 744 da Avenida Roque Celestino Pires - 40km/h - em frente à base da PM

O Secretário de Transportes e Mobilidade, Joaquim Brechó, disse ao Portal Viva que os aparelhos ainda não têm data para começar a fiscalização. Após instalados, os equipamentos devem passar por um período de aferição. Brechó também falou sobre a velocidade estipulada nos trechos. “A nossa equipe técnica fez um estudo e definiu a velocidade máxima tolerada em cada percurso levando em conta diversos fatores, entre eles, a sinuosidade do trecho e a movimentação de pedestres”.






401 visualizações

Comentários


bottom of page