Cotia: Vigilância Epidemiológica realiza a Campanha Fique Sabendo 2020


Testes de Aids e Sífilis serão feitos durante todo o mês de dezembro

A Secretaria de Saúde de Cotia, por meio da Vigilância Epidemiológica, intensificará as ações de orientação e conscientização contra IST (Infecção Sexualmente Transmissível), Sífilis e Hepatites Virais, por meio da Campanha Fique Sabendo 2020 – que visa prevenir e orientar sobre a importância do diagnóstico precoce destas doenças. A campanha acontece, tradicionalmente, durante o Dezembro Vermelho, mas em Cotia, a programação será aberta no dia 30/11 com a realização da webconferência “Diagnóstico precoce HIV/Sífilis – Cuidados e Vinculação ao Serviço” voltada para profissionais da saúde, um dia antes do Dia Mundial de Combate à Aids (1º de dezembro).

A abordagem “Fique Sabendo – Faça o teste da Aids e da Sífilis” acontecerá durante todo o mês de dezembro e as UBS’s intensificarão as ações educativas e informativas, além de realizarem teste rápido em dias pré-definidos (confira abaixo). No dia 5 de dezembro (sábado), das 8h às 12h, as UBS’s Caucaia e Atalaia funcionarão para realizar testes rápidos, no entanto, é preciso agendamento na própria unidade, pois a quantidade será limitada.

De acordo com a Vigilância Epidemiológica, a qualquer momento do ano, os testes podem ser realizados gratuitamente, sem necessidade de agendamento, no SAE/CTA, que fica na Rua Valdionor Belotti, 105, bairro Santo Antônio do Portão. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O telefone de contato é 4616-5921 e o e-mail é (saecotia@gmail.com).

A campanha de 2020 visa ampliar o número de pessoas que conheçam seu status sorológico, e vincular o portador do HIV à referência de atendimento do município, o SAE CTA, e ofertar o tratamento após o diagnóstico. "Temos a clareza que nestes anos todos (12 anos) crescemos e avançamos e, neste momento diferenciado de pandemia de Covid-19, não podemos deixar de lado as ações e rotinas de testagem do HIV e da sífilis e a campanha Fique Sabendo 2020", destacou Silvana Silva, coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Cotia.

De acordo com o coordenador do Programa Municipal de IST Aids e Hepatites Virais, Nélio Girardo, pessoas com vida sexual ativa são os principais alvos da campanha. "A Campanha tem por objetivo realizar o teste de HIV e de sífilis, principalmente em quem tem vida sexual ativa e que nunca realizou o teste de HIV e/ou sífilis na vida, mas todos podem e devem procurar fazer a testagem", afirmou.

17 visualizações