Cotia: Zona Azul passa por reformulação para racionalizar e democratizar o uso das vagas


Os motoristas deverão fazer a aquisição do crédito quando estacionarem, para tanto, podem usar um dos postos credenciados ou o aplicativo Panda Parking

A Secretaria de Transportes e Mobilidade (Setram) de Cotia informou que o sistema de Zona Azul foi reformulado para racionalizar, otimizar e disciplinar o uso das vagas de estacionamento em vias públicas. As mudanças estão previstas no Decreto 8.594 de 2019 e, de lá para cá, a Setram e a empresa que gerencia o sistema na cidade, a Dinâmica Administração e Representação Ltda - EPP, promoveram as adequações necessárias para implantar a reformulação prevista no decreto de 2019 com o objetivo de aumentar a oferta de vagas de zona azul e garantir a rotatividade no uso, tornando o espaço público mais acessível a todos os motoristas que precisarem deixar seus veículos estacionados nesses locais.


Com a reformulação, os motoristas deverão fazer a aquisição do crédito quando estacionarem, para tanto, podem usar um dos postos credenciados ou o aplicativo Panda Parking [veja abaixo]. Não há, portanto, período de regularização a posteriori para evitar a multa prevista no Código de Trânsito Brasileiro. Desde junho deste ano, a Setram e a Dinâmica fazem um trabalho de orientação aos motoristas informando que não haverá possibilidade de regularização depois do uso da vaga, pois, em meados de agosto, deve ser iniciada a fiscalização.


A Setram reforçou a sinalização vertical e horizontal nas vagas de zona azul, as placas informam que a permanência na vaga é de no máximo duas horas. Após este período o veículo deve ser retirado e colocado em outra vaga seguindo a mesma regra. Foram implantadas cabines de aquisição de crédito de zona azul, novos estabelecimentos credenciados e o aplicativo atualizado.


Veículos utilizados ou a serviço de pessoas com deficiência têm isenção total do pagamento de zona azul, desde que estejam com a credencial e estacionados nas vagas com o "símbolo internacional de acesso". Já no caso de idosos, a isenção é de até duas horas, desde que estejam com a credencial e em vaga apropriada.

Onde comprar tíquete de zona azul? - Cobrança de zona azul: segunda a sexta-feira, das 9h às 18h e, aos sábados, das 9h às 13h.



42 visualizações