top of page

Covid-19: Cotia terá vacinação para idosos 60+ e trabalhadores da saúde 18+


A vacina também será ofertada para acadêmicos em saúde e estudantes da área técnica em saúde em estágio hospitalar, atenção básica, clínicas e laboratórios.

 

A Secretaria de Saúde abriu agendamento para a vacinação contra a Covid-19 no dia 3/05, quando serão atendidos idosos com idade a partir de 60 anos e, no dia 4/05, para trabalhadores da saúde maiores de 18 anos que comprovem que exercem a atividade no momento [veja mais abaixo]. O agendamento deve ser feito pelo site https://cotia.sp.gov.br/agendamento-covid/.


O trabalhador da saúde só será vacinado em Cotia se comprovar que mora ou que trabalha no município. Será exigida a comprovação durante a triagem nos polos de vacinação. Todos, idosos e trabalhadores da saúde, deverão levar documento com foto e CPF e o comprovante do agendamento. No dia da vacinação, todos deverão estar de máscara.

Vacinação Covid19 – 1ª dose

Dia 3/05 (Segunda-feira) – Idosos 60+

Polos Caucaia do Alto e Granja Viana

Horário: das 9h30 às 16h

Dia 4/04 (Terça-feira) – Trabalhadores da Saúde 18+

Polo Granja Viana – das 9h às 15h

Polo Caucaia do Alto – das 9h às 15h

Polo Cotia (em frente à Prefeitura) – das 8h30 às 15h30

Trabalhadores da Saúde

De acordo com o Documento Técnico da Campanha de Vacinação contra a Covid-19 (10ª atualização), do Governo do Estado, trabalhadores dos serviços de saúde são todos aqueles que atuam em espaços e estabelecimentos de assistência e vigilância à saúde, sejam eles hospitais, clínicas, ambulatórios, laboratórios e outros locais. Compreende tanto os profissionais da saúde (ex. médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontólogos, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, profissionais da educação física, médicos veterinários e seus respectivos técnicos e auxiliares), quanto os trabalhadores de apoio (ex. recepcionistas, seguranças, trabalhadores da limpeza, cozinheiros e auxiliares, motoristas de ambulâncias e outros), ou seja, todos aqueles que trabalham nos serviços de saúde. Inclui-se ainda aqueles profissionais que atuam em cuidados domiciliares (ex. cuidadores de idosos, doulas/parteiras), bem como funcionários do sistema funerário que tenham contato com cadáveres potencialmente contaminados.


A vacina também será ofertada para acadêmicos em saúde e estudantes da área técnica em saúde em estágio hospitalar, atenção básica, clínicas e laboratórios. Nessa estratégia será solicitado documento que comprove a vinculação ativa do trabalhador com o serviço de saúde ou apresentação de declaração emitida pelo serviço de saúde.


Os cuidadores de idosos são aquelas pessoas que se enquadram na “ocupação de cuidador que integra a Classificação Brasileira de Ocupações – CBO sob o código 5162”, que define o cuidador como alguém que “cuida a partir dos objetivos estabelecidos por instituições especializadas ou responsáveis diretos, zelando pelo bem-estar, saúde, alimentação, higiene pessoal, educação, cultura, recreação e lazer da pessoa assistida


Foto: Vagner Santos


666 visualizações
bottom of page