top of page

Covid19: Cidades da região iniciam a aplicação da 4ª dose para idosos com 80 anos ou mais

Atualizado: 21 de mar. de 2022


Intervalo para se vacinar é quatro meses após a 3ª dose


A partir de segunda-feira (21/03), cidades da região iniciam a vacinação com a segunda dose adicional contra a Covid-19 – a 4ª dose – nos idosos com idade a partir de 80 anos.

Para se vacinar é necessário apresentar RG, CPF, cartão do SUS e carteira de vacinação.


Cotia

A vacina será aplicada em todas as 26 Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) do município, de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h. Não é preciso agendar, mas tem que levar documento com foto, comprovante de endereço e o cartão de vacina contra a Covid-19 (físico ou digital).

A Secretaria de Saúde informou que a cidade tem um público estimado de 2.500 munícipes com idade a partir de 80 anos.

Todos os pacientes imunossuprimidos com idade a partir de 12 anos, que tomaram a primeira dose adicional há pelo menos quatro meses, já estão recebendo a segunda adicional, desde janeiro. A 4ª dose também está disponível em todas as UBS’s. O intervalo entre a 2ª e a 3ª dose para os pacientes imunossuprimidos é de 28 dias, e, a partir daí a 4ª dose deve ser recebida depois de quatro meses

Carapicuíba

A aplicação será realizada em todas as UBSs, de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas (exceto as USF Natércio, e as UBSs do Ariston, Vila Helena e Ana Estela), e no Parque do Planalto, de segunda a sábado, das 8 às 17 horas.

Os documentos necessários são RG, CPF, cartão do SUS, cartão de vacinação da terceira dose e comprovante de residência. A vacinação para os demais grupos seguem sendo feitas normalmente. A terceira dose está disponível somente para maiores de 18 anos, seguindo orientações do Ministério da Saúde.


Embu das Artes

A quarta dose da vacina contra a covid-19 já está disponível para idosos com 80 anos ou mais nos dois polos de vacinação de Embu das Artes. A Secretaria de Saúde estima que cerca de 5.400 pessoas devam receber a dose nesta nova etapa de imunização.


Não há necessidade de agendamento, mas o intervalo de quatro meses entre a terceira e a quarta dose deverá ser respeitado.

A vacinação será realizada com o imunizante disponível no dia. Lembrando que todas as vacinas são aprovadas pela Anvisa, seguras e eficazes.

Embu das Artes já aplicou mais de 540 mil doses. Quem ainda não se imunizou ou está com doses em atraso, incluindo a de reforço, também pode procurar um dos polos de vacinação de segunda a sábado, inclusive feriados, das 8h30 às 18h30.


Endereços: - Estádio Hermínio Espósito – Alameda Fernando Batista Medina, 120 – Centro - Complexo Esportivo Dom José – Rua Lorena, s/nº – Jd. Dom José

Itapevi

Em Itapevi, a estimativa é que cerca de 2.100 moradores nesta faixa etária recebam nova dose dos imunizantes.


A vacinação contra Covid-19 para adolescentes acima dos 12 anos, jovens, adultos e idosos continua normalmente nas unidades básicas de saúde, de segunda a sexta-feira, das 13h às 15h, com entrega de 50 senhas diárias, ao meio-dia.


Além das UBSs, a vacinação também acontece no Polo Kolping Cristo Rei (Rua Brasília de Abreu Alves, 33, Nova Itapevi) no esquema Drive Thru e para pedestres, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, com distribuição de senhas até as 15h.


Barueri

A vacinação da quarta dose aos idosos vai acontecer em todas as salas de vacina das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), de segunda a sexta-feira das 10h às 16h, e no Centro de Eventos, de domingo a domingo das 8h às 17h. Não é necessário agendamento, mas a pessoa deve levar documento de identificação e comprovante vacinal das doses anteriores.


Os índices da cobertura vacinal na primeira, segunda e dose adicionais para aqueles acima de 70 anos são altos (166%) se comparados com as demais faixas etárias. Mesmo assim é importante tomar a quarta dose, pois trata-se da população com as maiores taxas de incidência e letalidade da doença.


As restrições para tomar a vacina são para os idosos com histórico de reação alérgica grave, como anafilaxia, após terem tomado a dose anterior ou a qualquer componente de sua fórmula.


O Centro de Eventos fica na avenida Pastor Sebastião Davino dos Reis, 672, no Jardim Tupanci.


Jandira

A imunização para o grupo mencionado estará disponível em todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do município (exceto a unidade do Brotinho, que em breve será reinaugurada), de segunda a sexta-feira, das 09h às 17h.


Para receber o imunizante é necessário apresentar o documento de identidade (RG) ou cartão do SUS, além da carteira de vacinação do coronavírus.


Intervalo entre as doses adicionais

Pacientes imunossuprimidos (12+):

3ª dose: depois de 28 dias da 2ª

4ª dose: depois de 4 meses da 3ª

Idosos 80+

3ª dose: depois de 4 meses da 2ª

4ª dose: depois de 4 meses da 3ª


Pacientes imunossuprimidos

- Imunodeficiência primária grave

- Quimioterapia para câncer

- Transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras

- Pessoas vivendo com HIV/Aids

- Uso de corticoides em doses a partir de 20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por um período a partir de 14 dias

- Uso de drogas modificadoras da resposta imune como: Metotrexato; Leflunomida; Micofenolato de mofetila; Azatiprina; Ciclofosfamida; Ciclosporina; Tacrolimus; 6-mercaptopurina; Biológicos em geral (infliximabe, etanercept, humira, adalimumabe, tocilizumabe, Canakinumabe, golimumabe, certolizumabe, abatacepte, Secukinumabe, ustekinumabe); Inibidores da JAK (Tofacitinibe, baracitinibe e Upadacitinibe)

- Auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias

- Pacientes em terapia renal substitutiva (hemodiálise)

- Pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas


Foto: Vagner Santos







31 visualizações

Comentarios


bottom of page