Decisão judicial cancela a reabertura das agências do INSS em SP


Retorno estava previsto para esta segunda-feira(14)

Um decisão judicial barrou neste domingo(13), a reabertura das agências do INSS prevista para esta segunda-feira(14). Quem tinha atendimento marcado deve reagendar o serviço pelo Meu INSS ou pelo telefone 135.


A decisão foi tomada pelo Tribunal Regional Federal da 3ª região, após pedido do Sindicato dos Trabalhadores do Seguro Social e Previdência Social do Estado de São Paulo (SINSSP). O órgão alegou deficiência no protocolo de segurança sanitária no INSS. O INSS vai recorrer da decisão.


Assistente virtual do Meu INSS 

Para tirar suas dúvidas ou saber como está o andamento do seu pedido, não é preciso sair de casa. Basta falar com a Helô, a assistente virtual do Meu INSS, tanto no site quanto no aplicativo para celular.


A Helô tira dúvidas sobre os serviços do INSS como consulta a extrato de pagamento de benefícios, informações sobre benefícios, cumprimento de exigência (necessidade de apresentação de documentos faltantes), prova de vida e andamento de processos.


Mas não para por aí. Os serviços que são prestados pela Helô estão sendo ampliados.

Mais de 3,6 milhões de atendimentos já foram realizados desde seu lançamento, em 7 de maio desse ano. A maior parte dos atendimentos foi relacionada ao esclarecimento de dúvidas sobre benefícios e serviços, perícia médica e extratos, certidões e declarações.


Uma das grandes novidades da Helô é a possibilidade de ser atendimento também diretamente por um servidor do INSS, por meio do chat humanizado da Helô. Atualmente há aproximadamente 300 servidores do INSS atuando neste tipo de atendimento. Mas esse número tende a crescer.


Fale com a Helô!

É possível falar com a Helô pelo chatbot tanto pelo site do Meu INSS (gov.br/meuinss) quanto pelo celular, em aparelhos com sistema Android e iOS. Ao ser acessada, a Helô solicita apenas duas informações: nome e CPF.

Com informações do Agora

Imagem: EBC