top of page
Fau Barbosa

Defesa Civil divulga Mapa de Incêndio e aponta risco de emergência para quase todo o estado de SP

Temperatura em Cotia ficará entre 30º e 31ºC e pode chegar a 36ºC em algumas cidades paulistas.


O Centro de Gerenciamento de Emergência da Defesa Civil estadual (CGE) publicou o Mapa de Risco de Incêndio com a previsão para os próximos dias. O instrumento é uma das ferramentas tecnológicas que auxiliam a Defesa Civil no monitoramento de queimadas em vegetação durante o período da estiagem. No Mapa, a cor roxa indica o grau máximo de risco para praticamente todas as regiões do estado. Já coloração totalmente avermelhada chama a atenção para faixa Leste, que aponta risco alto.


As temperaturas sobem gradativamente e não há indicações de chuvas para os próximos dias. As regiões mais críticas com relação às temperaturas máximas são: Presidente Prudente, Assis, Dracena, Araçatuba, Jales, São José do Rio Preto, Barretos e Ribeirão Preto, com temperaturas máximas podendo chegar a 36°C, no período mais quente do dia. Destaque também para a Umidade Relativa do Ar, que devem atingir níveis críticos ficando abaixo dos 20%, para o interior do estado.


Segundo a Defesa Civil, a máxima em Cotia ficará entre 30º e 31ºC. Para a Capital Paulista, as temperaturas devem variar entre 31ºC e 32ºC. Com a Umidade Relativa do Ar ficando abaixo dos 30%.


Este cenário ocorre devido ao enfraquecimento da massa de ar frio nas Regiões Sul e Sudeste do Brasil, fazendo com que as temperaturas aumentam, resultando em uma sensação térmica mais quente.


Por isso, recomenda-se cuidados com a saúde incluem hidratação constante, beber bastante água e se proteger do sol. A prática de atividade física ao ar livre deve ser evitada nos horários mais críticos do dia e é recomendado o uso de soro nos olhos e nariz.


A Defesa Civil do Estado, juntamente com as Defesas Civis Municipais adotam medidas de prevenção como vistoria nas áreas mais suscetíveis às queimadas, construção de aceiros e intensificação das campanhas de conscientização junto à população.

Plano Estadual de Resiliência à Estiagem

Em resposta aos desafios impostos pela estiagem prolongada, o Governo do Estado de São Paulo lançou o "São Paulo Sempre Alerta – Plano Estadual de Resiliência à Estiagem". Este plano visa a implementação de ações coordenadas de prevenção, mitigação e resposta aos impactos da seca em 2024.


A Defesa Civil do Estado desempenhará um papel crucial no apoio e na execução do plano, com foco em treinamento, fornecimento de equipamentos e recursos aos municípios.


Durante períodos de estiagem, serão disponibilizados materiais de ajuda humanitária e ações emergenciais para garantir o abastecimento de água potável. A emissão de alertas de baixa umidade e pluviosidade será intensificada, juntamente com o apoio aos municípios na decretação de situações de emergência.


A conscientização pública será reforçada através de campanhas sobre o uso racional da água e a prevenção de incêndios florestais, coordenadas pela Secretaria da Comunicação.


Orientação de prevenção às queimadas

De acordo com estudos promovidos pelo governo paulista, em 2023 mais de 90% dos 158 focos de incêndio em áreas protegidas tiveram como causa ações humanas que poderiam ter sido evitadas, de acordo com o Painel Geoestatístico dos Incêndios Florestais em Unidades de Conservação e Áreas Protegidas, da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil).


Diante disso, medidas de prevenção devem ser adotados também pela população, como: não colocar fogo em áreas de vegetação seca, não jogar bitucas de cigarro em beiras de rodovias, não realizar a limpeza da área rural utilizando técnicas com fogo, não queimar lixo e não soltar balão.


Para mais informações ou orientações sigam as redes sociais pelo @defesacivilsp ou ligue para o 199.

Comments


bottom of page