top of page

Dengue: Vigilância Ambiental alerta para o aumento dos casos e ensina cuidados de prevenção


No próximo sábado (9/04) a equipe de controle de vetores fará vistoria de casa em casa em condomínios do bairro Lageadinho, região da Granja Viana.


Tradicionalmente, entre os meses de março e maio, os municípios registram um aumento no número de casos confirmados de dengue em relação aos demais meses do ano e, por conta disso, a Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Ambiental, intensifica as ações de combate à doença com visitas de casa em casa para reforçar a população sobre a necessidade permanente dos cuidados para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti (vetor da dengue e de outras doenças como a zika, febre amarela e chikungunya).


No dia 9 de abril (sábado), os agentes de controle de vetores estarão nos condomínios do bairro Lageadinho, região da Granja Viana.


As visitas são intensificadas aos fins de semana, para aumentar as chances de o responsável pelo imóvel ser encontrado em casa. Durante a vistoria, é feita a varredura no quintal para identificar possíveis focos do mosquito e de locais com água parada exposta e que podem servir de criadouro para o Aedes.


A coordenação da Vigilância Ambiental informou que durante as visitas são passadas orientações sobre a eliminação do mosquito e é entregue material informativo. “Em janeiro e fevereiro deste ano, Cotia não registrou nenhum caso de dengue. Já em março foram anotadas 24 confirmações e nos primeiros dias de abril já são sete casos”, alertou Páscoa Bichiato, coordenadora da Vigilância Ambiental. Ela destacou que as ações de combate acontecem o ano todo, mas que o engajamento da população é determinante para acabarmos com os focos do mosquito. Não houve registro de óbito e de nenhum caso grave.


Para acabar com o mosquito da dengue:

- elimine água parada

- vede bem a tampa de caixa d’agua

- elimine pratinho de vaso de planta, ou preencha com areia

- vire garrafas e outros vasilhames de boca para baixo

- limpe periodicamente calhas dos canos

- deixe pneus e outros recipientes que possam acumular água abrigados da chuva

- lave bebedouros de aves, cães, gatos e outros pets pelo menos uma vez por semana

33 visualizações

Comments


bottom of page