top of page

Diretor de Segurança Pública do Pará veio conhecer sistema de monitoramento de Cotia


Na sexta-feira (27/01), o Secretário de Segurança Pública de Cotia, Almir Rodrigues, recebeu o diretor do Núcleo de Projetos Corporativos da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Pará, o coronel da PM, Sérgio Andrade. A visita teve como objetivo conhecer o sistema de monitoramento implantado em Cotia pela gestão do prefeito Rogério Franco em 2018 quando a cidade lançou o Programa Cotia +Segura. De lá para cá, o município passou a contar com mais de 30 totens de videomonitoramento, equipados com câmeras de alta performance e qualidade nas imagens, além de botão de emergência com comunicação direta com a Central da Guarda Civil.

“Tivemos a oportunidade de apresentar um pouco da rotina operacional da nossa Secretaria, da nossa Guarda Civil, da criação da ROMU e do policiamento humanizado da nossa Guarda”, disse Almir Rodrigues. O anfitrião explicou como funciona o sistema de segurança em Cotia e levou o coronel Sérgio para conhecer os departamentos da GC, a Central de Comunicação, a sala de videomonitoramento, o Departamento de Tecnologia da Informação, além de explicar e mostrar como funciona o botão de emergência instalado nos totens.

O Secretário Almir Rodrigues também mostrou o sistema de monitoramento que está em fase final de implantação nas escolas da rede municipal. Foram implantadas câmeras internas e totens, que fazem o monitoramento na parte externa das unidades. As imagens são acompanhadas em uma central que tem comunicação direta com a Guarda, para que, em caso de ocorrência, a resposta da segurança seja a mais rápida possível.

“Foi uma visita produtiva. Observei uma situação muito interessante que é a integração do sistema de segurança com o sistema de educação. [...] é uma tendência mundial diminuirmos a ação humana e aumentarmos a tecnologia, seja em que nível for. Cotia está de parabéns. [...] Vamos levar essa experiência exitosa para o Pará, vamos implantar algo semelhante e aviso para vocês a hora que der certo”, disse Sérgio Andrade.

Fotos: Juliano Barbosa

34 visualizações

Comments


bottom of page