top of page

Dra. Monica Gamboa, Delegada Titular de Cotia recebe Título de Cidadã Cotiana

Homenagem é de autoria do vereador Edson Silva


Fau Barbosa

Nesta terça-feira, 27, a Delegada Titular do DP de Cotia, Dra. Monica Resende Gamboa foi homenageada na Câmara Municipal de Cotia com o Título de Cidadã Cotiana.

Monica é a primeira mulher a assumir a titularidade da Delegacia de Cotia e a primeira mulher a assumir a direção da Cadeia Pública de Cotia.


A homenagem é de autoria do vereador Edson Silva e foi aprovada por maioria pelos vereadores. "Ante a relevância dos serviços públicos prestados com prudência e perspicácia, garantindo a ordem social da nossa cidade, considero a Dra. Monica Resende Gamboa merecedora dessa honraria", justificou o vereador.


O chefe dos investigadores, Sidnei; a delegada Dra. Monica e o vereador Edson Silva


"Estou muito honrada com o título de Cidadã Cotiana, cidade onde escolhi para viver com minha família e me acolheu tão bem", disse a delegada à reportagem do Portal Viva.

Na tribuna, Monica falou sobre a homenagem: "É com muito orgulho que recebo esse título. Eu me sinto sim cidadã cotiana e agora legitimada. Cotia é a minha casa", relatou.


Ela também falou sobre sua atuação no DP de Cotia: "É uma delegacia que eu conheço como a palma da minha mão. Eu faço isso com muito gosto, eu adoro a cidade, eu conheço os problemas da cidade. Eu procuro ajudar da melhor forma porque é o meu ofício".

Este ano, Monica completa 18 anos como delegada. Como primeira diretora da Cadeia de Cotia ela vem implementando algumas políticas diferentes e hoje já tem um bom resultado."As celas eram bem sujas, e era uma briga para eles limparem as celas, vira e mexe tinha uma confusãozinha. Hoje em dia aquela Cadeia é uma paz", ressaltou. "Eu converso com os presos, eles sabem o meu nome, porque eu trabalho sempre em cima da verdade. Então seja preso, seja vítima, eu trato todo mundo com respeito", ressaltou a delegada.


A homenageada

Dra. Mônica Resende Gamboa tem 46 anos. Nascida e criada em São Paulo, no bairro da Freguesia do Ó, lá permaneceu até 2019 quando decidiu se mudar para Cotia buscando melhor qualidade de vida para a família.


Formada em Direito desde 2003, ela se especializou em Processo Penal, exercendo a advocacia por três anos. Em 2006 foi aprovada em 5º lugar no concurso de Delegado de Polícia do Estado de São Paulo.


Mestre em Criminologia, em 2014 foi aprovada no concurso para professora da ACADEPOL - Academia de Polícia lecionando como titular da disciplina nos cursos de formação profissional de policiais civis.


Vida Acadêmica

A delegada leciona desde 2007 em cursos preparatórios para concursos, exame da OAB permanecendo por anos em cursos de renome como Damásio de Jesus, FMB, Proordem e Central de Concursos. Em 2016 fundou o Gamboa Concursos, especializado na preparação de concurseiros para os exames da Polícia Civil.

Também é autora de obras jurídicas pela editora Saraiva e livros de Criminologia pela editora GEN.

Carreira Policial

Na carreira policial Monica foi delegada em Delegacias da região Oeste e Leste de São Paulo como: 93ºDP, 91ºDP, 7ºDP, 14ºDP, 51ºDP, 75ºDP e Seccional de Itaquera. Também foi Titular da 3ª Delegacia de Defesa da Mulher, além de atuar em outros departamentos como GOE, Corregedoria e Licitações.


Na região do Demacro está lotada na Seccional de Carapicuíba desde março de 2019, onde exerceu a função de Delegada de Polícia Plantonista, Delegada Assistente e atualmente está como Delegada Titular bem como Diretoria da Cadeia Pública de Cotia.

79 visualizações

Comments


bottom of page