Durante operação, policiais do 5ºBaep apreendem drogas e prendem procurado pela Justiça


Ação aconteceu no Morro do Macaco, em Cotia

Por volta das 12h40 desta quarta-feira(23), policiais militares do Baep faziam operação no Morro do Macaco, quando em patrulhamento pela Rua Beija-Flor, avistaram dois indivíduos próximos ao estacionamento do Hipermercado Extra.


Ao visualizarem a viatura empreenderam fuga, e um deles soltou uma mochila vermelha que carregava, atravessaram a ponte e adentraram no estacionamento do mercado, acessando a Rodovia Raposo Tavares.


Os policiais foram atrás deles, momento em que na rodovia, os dois se separaram e o indivíduo que havia soltado a bolsa fugiu pelo lado direito, sentido bairro, sendo detido pelo Sargento da equipe. Na revista pessoal, nada de ilícito foi encontrado em seu poder, apenas a quantia de R$ 487,00 (quatrocentos e oitenta e sete reais). Os policiais então retornaram ao local onde a mochila havia sido jogada e ao revistá-la, encontraram diversas porções de maconha, cocaína, crack e haxixe embaladas, prontas para venda.

Indagado, A.S.P., de 30 anos, alegou que seria responsável por abastecer pontos de tráfico de drogas na região. O outro indivíduo que fugiu, o menor T. de 16 anos, também acabou sendo detido pelos policiais, que localizaram em sua cintura um revólver da marca Taurus, calibre 38, com numeração suprimida e municiado com 03 três munições intactas.

Questionado, ele disse que seria o responsável pela segurança do transporte do entorpecente que estava com o outro indivíduo. O primeiro disse que tinha mais droga em outro endereço, no Pq. Turiguara. A equipe então se dirigiu até o local, uma casa sem fechaduras, aparentemente invadida, onde funcionaria uma espécie de refinaria. Lá foram encontradas diversas outras porções de maconha, cocaína e crack, além de balanças de precisão, prensas mecânicas, caderno contendo anotações, telefones celulares, munições de festim e outras aparentemente reais de fuzil calibre 7.62 e 5.56, além de embalagens plásticas e dinheiro em espécie.


O local foi preservado para realização de exame pericial. Tanto o adolescente, quanto o maior foram conduzidos algemados para o DP de Cotia, onde negaram a participação no tráfico de drogas ou porte de armas ou munição. Lá os policiais constataram que A.S.P. era procurado pela Justiça, e tinha mandado de prisão criminal expedido pela Justiça.


A autoridade policial determinou o registro de auto de prisão em flagrante do indivíduo. Sobre o menor, foi comunicado ao Ministério Público e Vara da Infância e Juventude, e o adolescente foi encaminhado à DPM de Barueri, onde aguardará decisão judicial.


As drogas foram encaminhadas para o Instituto de Criminalística com a finalidade de constatação de quantidade e natureza. O laudo pericial nº 312734/2020 teve resultado positivo para cocaína (666,14g) e maconha (3182,07g).


Considerando a suspensão das realizações de audiências de custódia, o preso deverá

permanecer aguardando decisão judicial na Cadeia Pública.


O caso foi registrado como "Tráfico de Drogas, Porte Ilegal de Arma de Fogo, Captura de Procurado e Localização e apreensão de drogas, munições, carregadores de arma de fogo e dinheiro".


Mais drogas apreendidas

Os policiais ainda estavam de serviço, quando avistaram um indivíduo em uma rua no Jd Stella Maris. Ao avistar a viatura policial o indivíduo se mostrou assustado e correu entrando em uma residência. Os policiais desembarcaram da viatura para averiguar e visualizaram um casal nos fundos da residência. Todos foram abordados. O

indivíduo que fugiu se apresentou como G.A.S., de 19 anos e disse que era morador da casa. O casal informou que estavam no local para consumir maconha e já haviam usado a droga. Questionado, o indivíduo disse que correu porque tinha drogas dentro de sua casa,

indicando o local do armazenamento. Lá os policiais localizaram quatro tijolos e meio de maconha. Ele recebeu voz de prisão e foi conduzido algemado para o DP de Cotia, sendo o local preservado para perícia.

As drogas foram encaminhadas para o Instituto de Criminalística para constatação. O laudo de nº 312.705/2020 deu positivo para maconha (3.930,85 g).

G.A.S. foi preso em flagrante por Tráfico de Drogas sendo encaminhado à Cadeia Pública, onde permanecerá à disposição da Justiça.


Atendeu a ocorrência a viatura de Baep 43 E-05303, com apoio de demais viaturas.