top of page

Eleições 2024: Prazo para tirar ou transferir o título de eleitor termina nessa quarta, 8

O primeiro turno das eleições, para eleger prefeitos e vereadores, será no dia 06 de outubro.

 

O primeiro turno das eleições municipais de 2024, que vai eleger prefeitos e vereadores está marcado para o primeiro domingo de outubro, dia 06. As eleições acontecem em 5.568 municípios brasileiros. O segundo turno, em cidades com mais de 200 mil eleitores acontece no dia 27.


O voto é obrigatório para os maiores de 18 anos e facultativo para analfabetos, maiores de 70 anos e jovens maiores de 16 e menores de 18 anos.


Prazos

Jovens que precisam tirar o título ou eleitoras e eleitores que desejam fazer a transferência de domicílio eleitoral ou alterar o local de votação têm até 8 de maio de 2024 para solicitar os serviços da Justiça Eleitoral.

Após o dia 8 de maio, o cadastro eleitoral será fechado, não sendo mais possível tirar título ou solicitar transferência para votar em 2024. O cadastro é reaberto após concluída a apuração das eleições. 

É importante que todas e todos consultem sua situação eleitoral. Caso haja pendências, a regularização deve ser requerida dentro do mesmo prazo. 


Candidatos

Para se candidatar a qualquer dos cargos eletivos, a pessoa deve comprovar a nacionalidade brasileira, a alfabetização, o pleno exercício dos direitos políticos, o alistamento eleitoral, o domicílio eleitoral no município em que pretende concorrer há pelo menos 6 meses, a filiação partidária e a idade mínima de 21 anos para alçar a Prefeitura e 18 para a Câmara Municipal.


Convenções

Conforme a Lei das Eleições, as candidatas e os candidatos devem ser escolhidos pelos partidos nas convenções, que são realizadas no período entre 20 de julho e 5 de agosto. Em seguida, é necessário que os partidos registrem os nomes escolhidos na Justiça Eleitoral até15 de agosto.


Propaganda Eleitoral

A propaganda eleitoral é permitida a partir de 16 de agosto. Antes dessa data, a legislação impede atos de campanha eleitoral com pedido explícito de voto.


Serviços

Todos os serviços ao eleitorado estão disponíveis no atendimento on-line, no portal do TRE-SP na internet.



Se houver necessidade de atendimento presencial, o eleitorado pode procurar os cartórios eleitorais ou as unidades do Poupatempo que disponibilizam os serviços eleitorais. 


Os Cartórios Eleitorais da 227ª e 286ª Zona Eleitoral de Cotia informaram que o atendimento presencial aos cidadãos está sendo realizado exclusivamente com hora marcada. O agendamento deve ser feito no site (www.tre-sp.jus.br), entrar em “Serviços Eleitorais”, clicar em “Atendimento On-line” e escolher a opção “agendamento para atendimento presencial”. Link direto da página: https://www.tre-sp.jus.br/servicos-eleitorais/atendimento-online/agendamento-atendimento-presencial.


Locais

227ª Zona Eleitoral - Cotia

R. Jorge Caixe, 306A - Fone: (11) 4703-6932

Aberto até às 17:00


286ª Zona Eleitoral - Granja Carolina/Cotia

Av. Prof. Joaquim Barreto, 710 - Fone: (11) 4614-5265

Aberto até às 17:00


A Justiça Eleitoral informou ainda, que a maioria dos serviços eleitorais podem ser solicitados pela internet, escolhendo uma das opções disponíveis na página de “Atendimento On-line” do site (www.tre-sp.jus.br). Tratando-se de solicitação web (título net) em que seja necessário o comparecimento presencial, a mensagem constará na plataforma de Autoatendimento.  

Kommentare


bottom of page