top of page

Embu das Artes: Morre o primeiro prefeito e emancipador da cidade


Ele tinha 95 anos e foi em sua segunda gestão que a então “Feira hippie”, se tornou a internacionalmente conhecida Feira de Artes e Artesanato de Embu das Artes.


É com profundo pesar que a Prefeitura de Embu das Artes comunica o falecimento do primeiro prefeito e emancipador da cidade, sr. ANNIS NEME BASSITH. Foi decretado luto oficial de três dias na cidade.


Nascido em 1927, ele deixa um legado aos embuenses: Foi em sua segunda gestão que a então “feira hippie”, se tornou a internacionalmente conhecida Feira de Artes e Artesanato de Embu das Artes, hoje com 53 anos de existência.


“Ele foi o primeiro prefeito de Embu das Artes, e contribuiu para a emancipação da nossa querida cidade. Tenho orgulho de saber que Annis e eu somos os únicos prefeitos nascidos e criados em Embu das Artes. Admiro toda a sua história e luta pela nossa cidade”, disse o prefeito Ney Santos.


Embu das Artes ganhou sua autonomia em 1959 graças à criação da Associação Cívica de Embu, composta por Bassith e outras personalidades de diversas áreas, que iniciaram uma forte campanha pela emancipação com o apoio e a orientação de Cândido Motta Filho, advogado, professor, jornalista, ensaísta, político e membro da Academia Brasileira de Letras.


A primeira eleição municipal ocorreu no dia 4 de outubro de1959 e resultou na vitória de Annis Neme Bassith para prefeito e Carlos Koch para vice, que foram empossados em 1 de janeiro de 1960.


Ele deixa filhos e netos. A causa da morte, o local e data do sepultamento ainda não foram divulgados.

47 visualizações
bottom of page